19/11/2009
Vereadores repudiam ação do Ministério da Saúde
O vereador Sergio Cintra (PDT) criticou em plenário nesta quinta (19), uma cartilha publicada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de evitar doenças e problemas de saúde entre usuários de drogas. O parlamentar exibiu a cartilha na tribuna e recriminou a ação do governo. “Isso é um absurdo. Essa ação pode levar a um aumento do consumo, sobretudo entre crianças e adolescentes que nunca tiveram contato com drogas”.

Cintra informou ainda que irá apresentar uma Moção de Repúdio ao ministro José Gomes Temporão, além de protocolar no Ministério Público um pedido de anulação da distribuição do material. O líder do prefeito na Câmara, vereador Paulo Borges Jr (PSDB), apoiou a ação do colega e afirmou que vai acompanhá-lo na visita ao MP. Francisco Vuolo (PR) também criticou o modelo e lembrou que não há como controlar a distribuição e que a cartilha deveria ser direcionada de forma contrária. “Tinha que ser uma cartilha antidrogas”, disse Vuolo.

Cartilha

Com conteúdo voltado para usuários de drogas, a cartilha trás orientações para usuários, parceiros, fala sobre sexo e como consumir alguns tipos de drogas. Uma das orientações é para que o usuário de maconha ande com um vidro de colírio, porque a droga costuma deixar os olhos vermelhos. No modelo é citado ainda que o usuário não pode compartilhar equipamentos como seringas, agulhas, cachimbos, canudos entre outros .

Julia Munhoz

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues