18/11/2009
Vereador defende criação de academia pública
Projeto de Lei em tramitação na Câmara Municipal de Cuiabá dispõe sobre a criação de academia pública sem custos para os usuários de baixa renda. O autor do projeto, vereador Chico 2000 (PR) disse que o objetivo da academia é proporcionar a população que não possui condições financeiras melhorias em sua saúde, efetivando o menor número de pacientes a espera de atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde, diminuindo o número de medicamentos fornecidos pela Farmácia Comunitária, além de exames.

Chico disse que a prática regular de exercícios físicos promove benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras.

“Com relação à saúde física, observamos perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol (o "colesterol bom"). Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. A pessoa que deixa de ser sedentária e passa a ser um pouco mais ativa diminui o risco de morte por doenças do coração em 40%! Isso mostra que uma pequena mudança nos hábitos de vida é capaz de provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida”, explica.

Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão.

A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar. A função da musculação não é somente estética. Ela também é essencial para a saúde e o bem-estar. Pesquisas científicas que o treino com pesos aumenta a massa muscular e traz inúmeros benefícios ao organismo como um todo.

É fundamental a prática de musculação principalmente após os trinta anos – idade em que começa a diminuição de massa magra e que devem ser iniciados os primeiros cuidados para evitar a osteoporose. Entre vários outros cuidados, o treino com pesos ajuda o organismo a fixar o cálcio nos ossos, fortalecendo-os. Assim, você ganha um corpo mais forte e um coração mais resistente. E um corpo mais forte executa as tarefas diárias com mais disposição, energia e bem-estar.

A academia pública compete: vigilância nutricional e orientação alimentar, com profissional da área; orientação e acompanhamento físico, com profissional da área; orientação e acompanhamento médico; orientação e preceitos básicos por profissional de enfermagem; adquirir equipamentos adequados para a prática de exercícios físicos Compete à academia pública selecionar as pessoas de baixa renda e definir quais tipos de atividades físicas são adequadas a cada usuário, considerando seu estado de saúde, idade e sexo.

De acordo com o projeto a academia pública funcionará, em local a ser definido, das 6 horas às 20 horas, de segunda a sexta-feira, e, aos sábados, das 7 horas às 12 horas, sem custos para os usuários. Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a buscar parcerias com a iniciativa privada, cabendo a esta ser responsável pelos custos, em troca de publicidade.

Seguindo o mesmo padrão de qualidade e alta tecnologia, a academia pública ao ar livre oferece todos os equipamentos necessários para a prática de musculação, que tem o objetivo de trabalhar a prática do exercício físico como instrumento fundamental na prevenção de doenças, local este, que possibilita à comunidade: orientação sobre caminhadas, dicas de saúde, verificação de pressão, entre outros serviços, um exemplo que deveria ser seguido por todos os municípios que prezam pela saúde de seus habitantes.

Roseli Cordeiro