12/11/2009
Permissionários e prefeitura acordam diretrizes ao Mercado Municipal
Em audiência pública, para tratar da situação que se encontra o Mercado Municipal Miguel Sutil, realizada nesta quarta-feira (11.11), o vereador Sérgio Cintra (PDT) relatou a estória dos que freqüentavam o local assiduamente e sugeriu que se transforme em ponto turístico, cultural e lazer.

“Na época freqüentavam o mercado, não só para comprarem roupas, mas conviver com os cuiabanos. Com o passar dos anos e sucessivas administrações, renegando como último plano, com a criação de feiras e saídas de pessoas do centro de Cuiabá, causou o esvaziamento”.

Cintra destacou que o descaso principal é do poder público. “Querendo ou não é do poder público, pois acredito que com a vontade política podemos reverter este descaso”.

Ele também relatou diversas casas noturnas que se transformaram em pontos culturais, onde se concentram bares e restaurantes. “Do ponto de vista econômico, a opção seria tornar um local para comida rápida, outros comércios de produtos e a noite criar um grande centro de lazer, semelhante à praça popular. O diferencial seria com ruas ou dias temáticos, como rasqueado cuiabano, nordestinos entre outros dentro do mercado municipal”.

O presidente dos Permissionários do Mercado Municipal Miguel Sutil, Sebastião Luciano Freitas de Paula, pediu para que se resolva a revitalização deste patrimônio cuiabano. “É de conhecimento de toda a situação do mercado municipal, tanto para os trabalhadores quanto para os visitantes, é muito precária a situação do local, já buscamos várias alternativas para ajudar a melhoria, por entender que é onde as pessoas vão comprar diversas coisas e hoje não tem. É vergonhoso os turistas perguntarem onde é o mercado municipal da capital e ver a decepção”, destacou.

O secretário municipal de Trabalho Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ivo da Silva, disse que atualmente há 34 boxes, 31 permissionários e apenas dois estão regularizados com as obrigações junto a secretaria. “A iniciativa é bom para termos um termo de ajustamento, daqui para frente, não perdermos de vista com a Copa de 2014, esta é a oportunidade de estruturar para estarmos melhor na copa”. Ele afirmou ter um projeto que foi discutido em 2007 com os permissionários e que está no plano estratégico com orçamento avaliado em R$ 7 mi e outro do deputado federal Valtenir Pereira (PSB), pois a prefeitura não tem condições de realizar sem a parceria de emendas, para ter a possibilidade de realizar até 2010.

Segundo Ivo, nos próximos dias a secretaria irá apresentar uma proposta e buscar novas parcerias, criar uma comissão especifica. “Vamos resolver esta situação para não ficar só na conversa”.

A coordenadora dos Mercados, Rosilma Tibaldi, destacou que as dívidas vêem desde 98. “Iniciei a gestão em 2005, desde já busquei recadastrar todos os permissionários para detectar os problemas”.

Representantes falaram em tribuna sobre as dificuldades de manter o boxe aberto, sem condições de trabalho e denunciaram que alguns lotes estão servindo de depósito para empresas, entre eles, alguns estão sendo alugados, e também a dificuldade de estar procurando a secretaria para efetuarem o pagamento do solo.

Cintra apresentou dois projetos, que custará R$ 2 mi. “Mas R$ 7 mi e nem R$ 2 mi nós temos. Este é o problema que deparamos hoje, e precisamos da força principalmente dos permissionários. Infelizmente, se não trancarem ruas, fizerem mobilizações, a imprensa não dá espaço para assuntos urgentes”, destacou.

Sérgio sugeriu seis quesitos que precisam ser analisados, entre eles, a regularização dos permissionários, regularização da associação, buscar parcerias, criar uma gestão compartilhada, reunir com o prefeito e a primeira dama, e melhorar a questão de logística dos permissionários em atendimento. “Quero voltar a freqüentar o Mercado Municipal”, finalizou.

Os permissionários se comprometeram em tomar providências para quitação dos débitos desde que haja uma melhoria nas condições de trabalho ou criação de uma gestão compartilhada.

Assessoria