10/11/2009
Câmara firma parceria para qualificar trabalhadores
Fablicio Rodrigues
O plenário da Câmara Municipal de Cuiabá foi totalmente ocupado na última segunda-feira (9-11) por pessoas que entraram na corrida e entendem a necessidade da qualificação para enfrentar os novos desafios do mercado de trabalho em atividades como babá, camareira e garçom. Na ocasião o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Deucimar Silva (PP), enalteceu as parcerias com o SETEC e SENAI no empreendimento, ressaltando que Cuiabá já se prepara para a Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Wilza Sodré Farias, presidente da Associação das Empregadas Domésticas do Estado de Mato Grosso, falou da importância das parcerias para as pessoas que buscam uma oportunidade de trabalho, principalmente a categoria das empregadas domésticas. ”É muito importante essa parceria com a Câmara Municipal de Cuiabá, pois cada dia ficamos estamos mais fortes e unidos para vencer os desafios”, disse.

O presidente do Sindicato do Comércio e Hotéis de Cuiabá, Divino Braga os novos alunos caminham na direção certa para obtenção de uma qualificação e um preparo profissional que corresponda a expectativa do mercado de trabalho.

Já a presidente da BPW, Mariza Bazo ressaltou a importância de investir em conhecimento, pois o mercado está cada vez mais exigindo profissionais devidamente preparados. “A babá, por exemplo, é uma profissional importante na vida das famílias, pois ela é a pessoa que cuida dos filhos para que os pais possam trabalhar.

A presidente da Associação disse que a camareira é uma exigência do mercado hoteleiro, que se prepara para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, que exigirá uma ampliação vertical e horizontal da oferta de novos leitos, enquanto que a formação de garçom é uma das especialidades mais requisitadas do mercado de entretenimento e hoteleiro, o que garante a todos que vão fazer esses cursos o emprego e salários atrativos.

O evento contou ainda com apresentação dos alunos da Escola Militar Marechal Rondon, com a apresentação ordem unida, que tem por objetivo incentivar a disciplina que é muito aplicada nestas profissões.

Roseli Cordeiro