Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
21/01/2022
Cavalgada e tropeirismo se tornam patrimônio cultural e histórico de Cuiabá
Secom CMC
Outras tradições ao meio rural também estão na lista

Cavalgadas, tropeirismo e demais tradições culturais ligadas ao meio rural se tornaram patrimônio histórico e cultural de natureza imaterial de Cuiabá. A medida está prevista na Lei 6.744/2022. A proposta é de autoria do vereador Dídimo Vovô (PSB) e aprovada na Câmara Municipal.

No decorrer dos artigos são listados os diversos costumes que englobam a propositura. Sendo eles, os carros de boi, as apresentações de resgate cultural, os bois de celas e búfalos, bem como muladeiros e os tropeiros. Também inclui as tradições esportivas envolvendo animais.

Ainda acrescenta a oficialização do tradicional desfile dos boiadeiros do Pedra 90, que integra os festejos culturais.

Para garantir a segurança dos animais, a Lei declara que nas festas e ações culturais não podem em momento algum "ser acometido por abuso-o, maus-tratos, ferimentos e mutilações contra os animais em sua participação ou preparação deste para apresentação, não importando a sua espécie". 

Exigem também declaração de médico veterinário, carteira de vacinação, bem como equipamentos e acessórios voltados ao seu bem-estar e proteção durante as ocasiões. Como a cada 500 metros do desfile, deverão ter postos de atendimento e cuidados com os animais, onde qualquer sinal de cansaço e esforço desnecessário será recolhido para primeiros-socorros.

"Os veículos participantes dos festejos não poderão comprometer a segurança do trânsito, devendo respeitar as legislações municipais relacionadas ao tema", destaca o artigo quarto.

Secom Câmara



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
22/04 - Vereadores derrubam parecer da CCJR em projeto que permite PIX nos ônibus
22/04 - Cezinha acompanha a execução de obras indicadas por ele em bairros da capital
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.