28/10/2009
Aliança garante construção de alternativas para o Jardim Fortaleza
Luiz Alves
A aliança firmada entre moradores, autoridades do município e Câmara Municipal de Cuiabá nesta quarta-feira, em audiência pública garante a construção de alternativas para a solução do impasse do Ministério Público no processo de retirada das famílias do bairro Jardim Fortaleza. O problema ambiental e social do bairro também deverá ser discutido em uma nova audiência pública com a presença do promotor Gerson Barbosa. Esses foram os principais encaminhamentos retirados da discussão que contou com a presença de moradores, do Secretário de Habitação, João Emanoel, Secretário de Meio Ambiente, Archimedes Pereira.

O autor do requerimento que possibilitou a realização da audiência, vereador Domingos Sávio (PMDB) disse que nem tudo o é legal é humano, e o mais importante são os seres humanos, que devem ser o centro de todas as decisões. “O despejo das famílias irá jogá-las numa situação de degradação humana de conseqüência deploráveis, pelo fato de serem pessoas sem poder aquisitivo para adquirir nova moradia ou pagar aluguéis”, disse.

O vereador Lúdio Cabral (PT) lembrou aos moradores que muitos prédios foram construídos em áreas de nascentes e córregos fato que resultou em assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta entre o Ministério Público e as Empreiteiras responsáveis pelo empreendimento. “É justo que os moradores do bairro Jardim Fortaleza recebam da Justiça o mesmo tratamento, pois os prédios foram construídos recentemente e o bairro já conta com 23 anos de história”, afirmou.

O vereador pastor Washington Barbosa (PRB) também expressou apoio aos moradores e disse que a melhor forma para a solução do impasse é o diálogo entre as partes. “A questão ambiental é importante para temos que ver o lado social, pois envolve vidas humanas”, afirmou.

Já o Secretário de Meio Ambiente, Archimedes Pereira Lima explicou aos moradores que as medidas não partiram da atual gestão. “Na verdade o processo existe há 10 anos e envolve o Ministério Público. O município é parte integrante do processo e que busca a solução para um problema que é de toda a sociedade”.

João Emanoel lembrou aos moradores que por decisão do Promotor Gerson Barbosa o despejo de moradores estão suspensas temporariamente até que sejam construídas alternativas para a solução do impasse. “Vamos trabalhar em conjunto com a Câmara Municipal de Cuiabá para de um lado preservar e respeitar as áreas de Preservação Permanente (APP) respeitando o direito daqueles que já possuem escrituras”, afirmou.

Roseli Cordeiro

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues