03/12/2021
Voluntários são homenageados em Sessão Solene
Secom
O Dia Internacional do Voluntário, celebrado no dia 5 de Dezembro, foi tema de uma Sessão Solene realizada nesta sexta-feira (03), na Câmara Municipal de Cuiabá. A solenidade foi requerida pelo vereador Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania) com objetivo de homenagear pessoas que cedem seu tempo, disposição e até recursos para ajudar o próximo.

"São pessoas que neste ano, diante de  toda essa dificuldade, se doaram, saíram de sua zona de conforto para ir ao encontro daqueles que estavam necessitando, precisando", destaca o parlamentar que na oportunidade entregou 25 moções de aplausos a pessoas que fazem trabalho voluntário.

Entre os homenageados estão os voluntários da Associação Beneficente de Ajuda ao Cidadão, Casa do Zeca, que já assistiu mais de 500 pessoas, e conta com 10 voluntários.  A presidente da Associação, Ana Lúcia Arruda Monteiro da Costa, falou sobre a importância da homenagem.

"Para nós, da Casa do Zeca, é um momento único, momento ímpar, pela primeira vez que isso nos acontece. Estamos ainda no processo de criação. Estamos aqui com a maioria dos funcionários que estão doando seu tempo, seu amor pelo próximo, dando tudo de si para atender com dignidade aquela pessoa que se encontra em vulnerabilidade social. Nós atendemos as áreas sociais, realizamos campanhas de arrecadação de cobertores, agasalhos, cestas básicas. Atendemos na área da saúde e jurídica", disse Ana Lúcia.

O voluntário da associação, advogado Diney Costa, também falou sobre a homenagem. "Eu venho atuando como criminalista, oferecendo essa assessoria jurídica gratuita para as pessoas que não tem condições de pagar honorários de advogados. Essa homenagem de hoje é de suma importância porque é um reconhecimento público notório", explica o advogado.

A diretora do Núcleo Quero Viver, Rute de Souza Oliveira Marques, também ressaltou a importância do trabalho voluntário e comentou sobre as atividades realizadas pelo projeto.

"Nosso trabalho consiste em apoiar mulheres em gravides indesejadas. O voluntariado é essencial para este trabalho, nós não fazemos o trabalho sozinhos. O voluntariado é usado para essa missão. Nós fazemos dois tipos de trabalho: a prevenção e a proteção. Fazemos palestras em escolas, igrejas, para abordar a temática", conta a voluntária.

Matheus Fin - Estagiário | Matéria feita com supervisão da diretoria de Jornalismo da Secom

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues