01/12/2021
Comissão aprova projeto que declara as cavalgadas como patrimônio histórico e cultural de Cuiabá
Reprodução
A reunião aconteceu de forma remota
A proposta também visa reconhecimento do tropeirismo e demais tradições culturais ligadas ao meio rural

A Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da Câmara de Cuiabá realizou na manhã desta quarta-feira (1°) sua segunda reunião ordinária. No encontro, os membros aprovaram o parecer favorável ao Projeto de Lei que declara as cavalgadas, o tropeirismo e demais tradições culturais ligadas ao meio rural, como cultura de natureza imaterial de Cuiabá.

Na justificativa da proposta, o vereador Dídimo Vovô (PSB), relata que as cavalgadas surgiram no Brasil entre os séculos XVII e XVIII, durante período de ocupação dos territórios, e que ainda continuam sendo realizadas principalmente nas áreas rurais.

"Esta lei vem com o intuito de manifestar o nosso respeito a essa atividade tão antiga e respeitada, colocando no calendário municipal esse dia tão importante para a cultura de nosso povo", diz trecho da propositura.

Ao proferir seu voto, a relatora do processo na comissão, vereador Edna Sampaio (PT), destacou o posicionamento da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que aprovou a propositura, sobre a matéria e suas modificações feitas através de emendas.

"Quero parabenizar o vereador Dídimo Vovô, que apresentou o projeto de lei, ampliando o espectro da cultura do estado do Mato Grosso e da nossa Capital. Uma cultura tradicionalmente agrícola, rural, que traz esse novo elemento para essa modernidade que estamos vivendo, sem esquecer as nossas tradições. Certamente nós acolhemos as contribuições da CCJR ao seu projeto", disse a vereadora.

Ela ainda disse que o vereador Sargento Vidal (PROS) irá apresentar emendas de plenário para que na proposta tenha ações que garantam a preservação da saúde dos animais nessas manifestações.

O membro da comissão, vereador Marcrean Santos (PP), acompanhou o voto da relatora. Ele comentou que a proposta preserva a cultura tradicional da Capital.

Secom Câmara

23/04 - Câmara aprova requerimento, projetos de lei e pareceres da CCJR nesta terça-feira (23)