Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
23/11/2021
Projeto de Lei cria Política Municipal de orientação, diagnóstico e tratamento da endometriose
Secom
Médico e mulher portadora da doença defenderam projeto em Tribuna Livre



A vereadora Michelly Alencar (DEM) apresentou na Câmara de Cuiabá um projeto de lei que institui a Política Municipal de orientação, diagnóstico e tratamento da endometriose no âmbito municipal. A doença causa dores intensas e infertilidade e, embora não tenha cura, existe um tratamento.

De acordo com divulgação da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, essa doença atinge 15% das mulheres com idade entre 15 e 45 anos no Brasil. Além de desconforto e dores fortes, 40% das mulheres portadoras da doença têm algum grau de infertilidade.

A vereadora explicou no projeto que, embora seja uma doença que atinge milhares de mulheres, ainda é desconhecida pela maioria da sociedade. “É muito importante que a sociedade conheça essa doença. Um grande problema hoje é o desconhecimento. Muitas mulheres sofrem com dores fortes e acabam acreditando que se trata de uma coisa normal do ciclo menstrual. Essa falta de informação causa a demora de um diagnóstico, por falta de informação e também por falta de uma política pública de orientação e tratamento”, explicou a vereadora.

Profissional de educação física especialista em saúde da mulher, Fabiane Moraes participou da Tribuna Livre da Câmara para falar da sua experiência como portadora da doença. Ela contou como demorou anos para conseguir chegar a um diagnóstico, o que afetou sua vida profissional e pessoal.

“Quanto mais tardio o diagnóstico, mais compromete a fertilidade, a qualidade de vida por causa das dores, a vida afetiva. Eu passei por quatro centros cirúrgicos, mais de 30 internações. Essa demora no diagnóstico para o tratamento adequado afetou minha saúde emocional, psicológica, profissional, social e amorosa. Quero falar em nome das mulheres que sofrem com a endometriose, o diagnóstico preciso e precoce evita os danos na saúde da mulher”, afirmou

O projeto

Pela proposta da vereadora, o Sistema de Saúde deverá proporcionar a portadora da endometriose o acesso aos medicamentos necessários ao controle da doença. Também deverá ser promovida campanha regular de divulgação com o objetivo de elucidar as características da doença e seus sintomas, precauções a serem tomadas pelas mulheres, orientação pela busca do diagnóstico precoce e tratamento.

O projeto também prevê a implantação de um sistema de dados a respeito dos portadores da doença, visando a obtenção de informações sobre a população atingida, detecção do índice de incidência da doença e contribuição para aprimoramento de pesquisas científicas sobre o tema.

A endometriose

A endometriose é uma condição ginecológica caracterizada pela presença de fragmentos do endométrio, tipo de tecido do corpo humano que está localizado no interior do útero, fora de sua localização normal.

Presidente da Associação Mato-grossense de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso, médico ginecologista e obstetra Angelo Barrinouevo participou da Tribuna Livre da Câmara de Cuiabá para defender o projeto.

Ele explicou que é uma doença crônica, “enigmática”, de difícil diagnóstico. Segundo ele, a primeira barreira é cultural, pois a sociedade considera normal a mulher sentir cólica durante o período menstrual. Outro problema é que não existe um exame específico para o diagnóstico. Com a suspeita, são realizados exames clínicos e de imagem, como ultrassonografia e ressonância magnética.

“Não existe um exame específico que aponta a doença. É diagnosticado através de exames de imagem, mas essas lesões endometrióticas nem sempre são grandes e visíveis numa ultrassonografia e ressonância magnética, então precisamos de treinamento desses profissionais e suporte no atendimento para essas pacientes”, explicou.

Conforme o médico, em Cuiabá o único local que faz atendimento especializado é o Hospital Júlio Muller. “Acho de suma importância esse projeto de lei para que a gente possa abrir os olhos da sociedade e das mulheres para essa doença e também trabalhar para que a gente consiga criar um serviço de acompanhamento e tratamento adequado para essas mulheres”, afirmou.

Ana Rosa Fagundes/Gabinete Vereadora Michelly Alencar


Fotos Relacionadas

Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Fellipe Corrêa quer reconhecimento facial para inibir crimes contra motoristas de app
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.