Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
05/10/2021
Vereadora cobra políticas para a recuperação da aprendizagem
Secom Câmara
A parlamentar também solicitou à secretária que a prefeitura abandone a política de militarização das escolas
Edna Sampaio tem cobrado do executivo atenção à necessidade de promover a igualdade de acesso à educação entre os estudantes nesse período de pandemia


A vereadora Edna Sampaio (PT) informou nesta terça (5) que solicitou à secretária municipal de educação, Edilene de Souza Machado, que esteve nesta segunda (4) na Câmara, que a pasta não se limite a garantir a biossegurança nas escolas, mas que apresente também uma política para promover a recuperação de aprendizagem dos alunos.

A parlamentar tem cobrado do executivo atenção à necessidade de promover a igualdade de acesso à educação entre os estudantes nesse período de pandemia.

No início de setembro, ela aprovou junto à Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara emendas ao projeto de lei do executivo que tratava do retorno às aulas presenciais, as quais indicavam as adequações necessárias no espaço físico - disponibilização de álcool, máscaras, distanciamento social - e obrigam o município a prover condições adequadas de acesso à internet para alunos, pais e professores.

“Estamos vivendo uma tragédia educacional. O Brasil foi um dos países que permaneceu mais tempo com escolas fechadas e isso tem um impacto enorme, especialmente sobre a aprendizagem dos mais pobres. É importante que a sociedade e os agentes públicos e privados sejam mobilizados para promover a recuperação da aprendizagem”, comentou ela.

A parlamentar também solicitou à secretária que a prefeitura abandone a política de militarização das escolas, lembrando que, no passado, militares conduziram o processo educacional em situações de guerra, o que não se aplica à atual conjuntura, e reafirmando que disciplina escolar não é o mesmo que disciplina militar.

“Não estamos em estado de guerra e precisamos fazer da educação um espaço de liberdade, de aprendizado e de cidadania. Os professores têm um árduo trabalho para a sua formação e não é justo que esse trabalho seja minimizado e suplantado por uma ideia equivocada de educação. Lugar de militar é nas ruas, nos quartéis”, disse ela. 

Neusa Baptista/Gabinete Vereadora Edna Sampaio



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.