Início
NOTÍCIAS
21/09/2021
Vereadora defende garantia de direitos das pessoas com deficiência
Reprodução
Presidente da APAE Cuiabá participou da Tribuna Livre para falar de conquistas e desafios
Em 21 de setembro é comemorado o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência


No Dia Nacional de Luta da Pessoa Com Deficiência, a vereadora Michelly Alencar (DEM) usou a tribuna da Câmara de Cuiabá nesta terça-feira (21.09) para defender que os direitos dessas pessoas sejam cumpridos, garantindo inclusão, acessibilidade e respeito a todos.

“É uma honra para mim defender essa pauta. O meu mandato tem como bandeira a defesa das pessoas com deficiência. Temos que dar voz, ouvir e garantir o exercício dos direitos de todos. Tivemos avanços legais nos últimos anos, mas precisamos garantir que as leis e direitos sejam cumpridos de fato, garantindo a verdadeira inclusão”, disse a vereadora.

A parlamentar convidou para a “Tribuna Livre” da Câmara de Cuiabá a presidente da APAE Cuiabá, Silvia Artal, que falou sobre os desafios e conquistas das pessoas com deficiência.

“Esse é um dia de conscientização, de mostrar para a sociedade que apesar de todas as conquistas ao longo desses anos do movimento da pessoa com deficiência, nós ainda temos muito a avançar. Principalmente no que diz respeito à defesa e à garantia dos direitos dessas pessoas. É importante dar visibilidade, voz e vez a essas pessoas que precisam de respeito, que precisam ser incluídas, que precisam ser vistas não pelas particularidades que as deficiências lhes acarretam, mas como indivíduos capazes de exercer sua cidadania. Precisamos colocar em primeiro lugar o sujeito e não sua deficiência”, discursou a presidente da APAE.

Ela lembrou que a APAE Cuiabá foi a primeira associação para pessoas com deficiência do Estado e que em outubro completará 54 anos. Em todo o Brasil, são mais de 200 Apaes. A unidade de Cuiabá presta serviços nas áreas de assistência social, educação e saúde. Em uma parceria com a Univag, a APAE Cuiabá tem um ambulatório de medicina que atende pessoas com deficiência até de outras cidades de Mato Grosso.

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que entrou em vigor em 2016, foi lembrada pela presidente da Apae como uma importante legislação para a inclusão, mas que ainda precisa ser garantida na prática.

“Nós precisamos de vocês. Não apenas para criar novas leis, porque já temos a Lei Brasileira de Inclusão, que tem papel fundamental e foi uma conquista do movimento da pessoa com deficiência. Mas precisamos que essa lei seja cumprida na sua integralidade. Precisamos de vocês, que foram eleitos por nós, trabalhem em conjunto com as instituições, ouvindo e reconhecendo o protagonismo dessas pessoas. Rompendo com a ideia do capacitismo, da exclusão, da opressão e da discriminação, que infelizmente ainda persiste na nossa sociedade”, disse Silvia.

Ana Rosa Fagundes/Gabinete Vereadora Michelly Alencar



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
26/11 - Vereador apresenta projeto que cria Programa de Prevenção a Endometriose na Rede Municipal de Educação
26/11 - Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher foi tema de Sessão Solene
26/11 - Câmara derruba vetos do Executivo a dois projetos de lei
26/11 - Vereadora defende fortalecimento das políticas públicas de proteção à mulher
25/11 - Patrolamento e limpeza de ruas e praças são temas de indicações
25/11 - Servidores da Câmara participam de curso de formação de brigadistas
25/11 - Vereador cobra melhorias no serviço terceirizado pela Águas Cuiabá
25/11 - Câmara assina convênio com Colégio Adventista e garante desconto para servidores
25/11 - Projeto garante instalação de aferidor de esgoto em residências de Cuiabá
24/11 - Vereador viaja em comitiva com prefeito e secretária para cobrar pautas da Saúde
24/11 - Vereador apresenta anteprojeto sobre regularização fundiária
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.