Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
10/09/2021
Dia do "Lambadão de Cuiabá" é comemorado nesta sexta (10)
Governo do Estado/Sec-MT/Mayke Toscano
O Lambadão de Cuiabá foi elevado à condição de patrimônio cultural imaterial
A proposta para celebrar a data foi apresentada pelo vereador Professor Mário Nadaf, em 2017

Um dos estilos mais populares e contagiantes da capital, o lambadão foi elevado à condição de patrimônio cultural imaterial através da Lei nº 6.318, de 26 de novembro de 2018, originária do Projeto de Lei n° 23/2017 apresentado pelo vereador Professor Mário Nadaf (PV).

A Lei também institui no calendário oficial do município o "Dia do Lambadão de Cuiabá", que é comemorado em 10 de setembro, data escolhida para homenagear o cantor e compositor Chico Gil, considerado o "Rei do Lambadão".

O vereador Professor Mário Nadaf comenta que o gênero iniciou suas primeiras notas musicais no final da década de 80, popularizando na década seguinte. Ele ressalta que o lambadão faz parte da identidade cultural mato-grossense e por isso deve ser celebrado a fim de eternizar o ritmo alcançando gerações futuras.

"O “Lambadão de Cuiabá” abrange as expressões culturais e as tradições de uma geração de cuiabanos que atravessou do século passado para este e continua preservando em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras, seu ritmo, sua música e sua dança", disse o parlamentar.

"Devido a pandemia, não será realizado eventos em comemoração neste ano, mas uma data tão importante para a cultura deve ser exaltada. Feliz Dia do Lambadão, destacou.

Paula Andrade/Gabinete Vereador Professor Mário Nadaf



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.