19/08/2021
Câmara derruba veto e garante projeto que beneficia autistas
Secom Câmara
Projeto da vereadora Michelly Alencar prevê cinema adaptado para autistas
Na sessão desta quinta-feira, os vereadores acompanharam o parecer da CCJR e derrubaram o veto

A Câmara Municipal de Cuiabá derrubou o veto do prefeito Emanuel Pinheiro ao projeto que garante uma sessão de cinema adaptada para autistas por mês. A proposta da vereadora Michelly Alencar (DEM) teve apoio de todos os parlamentares e passará a ser lei após sua promulgação.

O projeto foi aprovado por unanimidade em julho pela Câmara de Cuiabá, mas foi vetado pelo prefeito. A Comissão de Constituição , Justiça e Redação (CCJR) da Câmara deu parecer pela rejeição ao veto, mostrando que os preceitos legais foram obedecidos. Na sessão desta quinta-feira (19.08) todos os vereadores acompanharam o parecer da CCJR e derrubaram o veto.

Conforme o projeto, os cinemas não terão custo extra para a adaptação. A diferença é que não poderão exibir comerciais e trailers, a sala ficará iluminada com luz baixa durante toda a exibição do filme e o som será reduzido para não causar desconforto ao público. Além disso, a sessão terá identificação com o símbolo do autismo na entrada.

A vereadora afirmou que ficou surpresa com o veto do Executivo, pois o projeto recebeu todos os pareceres favoráveis nas comissões da Câmara, não tinha vício de iniciativa e foi aprovado com o voto de todos os vereadores presentes.

“Hoje é um dia para comemorar, pois os autistas e suas famílias terão um direito assegurado. O direito ao lazer está previsto na Constituição e todo mundo deve ser respeitado em sua individualidade. Agradeço a todos os vereadores que, mais uma vez, apoiaram esta proposta, e também a toda comunidade autista que ajudou a construir esse projeto”, disse a vereadora.

Ana Rosa Fagundes/Gabinete Vereadora Michelly Alencar