03/05/2007
Entidade filantrópica busca recursos para manter 285 alunos em sala de aula
Fundada há mais de uma década a Associação Espírita Wantuil de Freitas utilizou a tribuna livre da Câmara Municipal de Cuiabá para solicitar parceria e recursos com o município para o pagamento dos salários dos 16 professores que trabalham no educandário. São 285 crianças na faixa etária que vai de zero a 12 anos, do maternal a 8ª série. O trabalho, segundo a diretora da instituição mantenedora, Circe da Guia Medeiros Couto tem caráter social e atende principalmente as crianças carentes.

A entidade filantrópica tem caráter social e vive de doações e do trabalho voluntário. São vários ações voltadas para a sociedade e subsidiada pela própria instituição.

O projeto do educandário é ampliar o horário de atendimento aos alunos de forma que atenda as crianças de diversos bairros da região.

Além do educandário a associação deverá inaugurar nos próximos dias o “mercatudo”. A proposta é ensinar aos jovens a profissão de marcenaria a partir da reforma de móveis e outros objetos doados para a instituição.

“Depois de passar pela reforma os móveis e outros objetos serão vendidos e os recursos destinados à manutenção da associação”, explicou.

Em Maio será inaugurada o Lar das Crianças, um projeto que tem por finalidade atender inicialmente 12 crianças que durante a semana ficarão em regime de internato. “Trata-se de adolescentes que necessitam de mais atenção e apresentam dificuldade de relacionamento familiar”. Longe das ruas, através do processo de aprendizagem e apoio emocional poderão desenvolver aptidões que venham contribuir para o crescimento saudável.

A casa espírita através do Lar Eurípides de Barsanulfo atua no atendimento de pessoas com problemas de depressão, síndrome de pânico e distúrbio emocional e conflito familiar. O tratamento, segundo Circe devolve o equilíbrio, segurança e alegria refletindo no aumento da qualidade de vida dessas pessoas.

Em fase de acabamento a associação trabalha ativamente na construção do prédio que vai abrigar a universidade comunitária. As quatro salas de aulas serão destinadas atendimento do curso de pedagogia. “Queremos na trabalhar a na formação de e educadores mais conscientes e interessados na promoção humana com valores mais fraternos”.

Nos dias 19 e 20 de maio deste mês a entidade promove o 990 Encontro |Fraterno Auta de Souza com o tema central “a missão dos projetos”. O evento deverá envolver 1.500 pessoas interessadas na promoção humana e conhecimento mundo espiritual

Assessoria: Secom CâmaraCba/Roseli Cordeiro