07/10/2009
Vereadores convocam governador, prefeitos e secretários para tratar do caos na saúde
Luiz Alves
Cientes do caos instalado na saúde pública, os vereadores convocaram na sessão conjunta desta quarta (7) o governador Blairo Maggi e os secretários de Saúde de Cuiabá e Várzea Grande, Luiz Soares e Jaqueline Guimarães, respectivamente, para uma audiência no próximo dia 19, às 9h, na Câmara de Cuiabá. A maioria deles criticou a ausência e, conseqüente, omissão dos secretários por não terem comparecido ao evento, que teve a saúde pública como pauta prioritária. O assunto foi eleito como principal por 17 dos 23 parlamentares presentes e, em segundo lugar, ficou o transporte coletivo. "Se esse é o tratamento dado aos vereadores imagine os médicos como são tratados? Já solicitamos por várias vezes a presença do secretário Luiz Soares aqui na Câmara, mas até hoje nada", criticou o vereador Francisco Vuolo (PR), autor do projeto que instituiu as sessões metropolitanas.

Para ele, a primeira atitude a ser tomada é reajustar o salário dos médicos, que estão em greve há um quase um mês na Capital, sem previsão para retornar às atividades. Já os vereadores Antônio Fernandes e Roosivelt Coelho, ambos do PSDB, avaliam que o grande responsável pelo caso gerado na saúde pública é o governo do Estado, pois não disponibiliza a população nenhum hospital público. “Deve haver no mínimo um hospital estadual na Capital”, disse Fernandes, que também cobrou a presença do secretário Estadual de Saúde, Augustinho Moro, na sessão. Ele também acusa o governo de omissão. “O descaso é tamanho que o governo do Estado nem ameaçou intervir nesse problema da saúde em Cuiabá e Várzea Grande”.

O presidente da Câmara Deucimar Silva (PP) pontuou que alguns médicos do Pronto Socorro também são responsáveis pelo mau atendimento da saúde. Lembrou que quando esteve de plantão na Sala do Vereador no pronto socorro era notória a falta de profissionais trabalhando. Ponderou, porém, que não são todos, mas que isso de fato acontece. Quanto ao transporte público, Vuolo sugeriu que o secretário de Transportes Urbanos de Cuiabá, Edivá Alves, se atente aos projetos de mobilidade urbana, principalmente durante o período em que Cuiabá se prepara para receber os jogos da Copa de 2014. “Com o advento da Copa devemos nos preocupar com a mobilidade urbana”. Na ocasião, Deucimar também apresentou um vídeo sobre as vantagens de se implantar o metrô de superfície.

A próxima sessão será na Câmara de Várzea Grande, a partir das 8h do dia 2 de dezembro próximo.

Pollyana Araujo