24/05/2021
Câmara realiza sessão em celebração ao Dia da Adoção
Carol Siqueira/Secom Câmara
A Câmara Municipal de Cuiabá realizou nesta segunda-feira (24.05), a pedido da vereadora Michelly Alencar (DEM), uma sessão solene em celebração ao Dia Nacional da Adoção com o objetivo de divulgar, esclarecer e orientar a sociedade sobre a importância da adoção e seus processos legais.

Tendo como um das bandeiras de mandato a valorização da família, a vereadora afirmou que está trabalhando para fortalecer as políticas públicas que beneficiem as famílias como saúde, educação, alimentação, lazer, convivência familiar e comunitária.

“Falar de adoção é falar de família, de cuidado com as crianças e adolescentes. Adoção é um processo técnico, mas que envolve muito amor em todas as instâncias, desde o assistente social ao juiz que dá uma sentença. Estamos falando de vidas, de transformação e eu estou junto nessa causa”, disse a vereadora.

A sessão começou com um vídeo mostrando a história da publicitária Ana Regina, 25 anos, que sofreu violência familiar até ir para um abrigo aos cinco anos, ser adotada e ter sua vida transformada. "Graças a Deus hoje tenho uma família, que é o meu maior amor. Me sinto feliz, grata e realizada. Não fui gerada no ventre, mas fui gerada no coração”, afirmou.

A juíza-auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Christiane da Costa Marques Neves, falou sobre os eventos e projetos desenvolvidos com outras instituições e deu destaque ao Entrega Legal que visa dar amparo legal às mães que desejam entregar os filhos à adoção, evitando assim que crianças permaneçam em situação de vulnerabilidade, como aconteceu com Ana Regina. “Falar de adoção é se emocionar. Estamos trabalhando juntos, compartilhando esforços, todos disponibilizando tempo e pensando ações em conjunto”.

A promotora da Infância e Juventude, Valnice Silva dos Santos, ressaltou que a data é importante para convidar a sociedade a refletir sobre o tema e pediu atenção especial para a ampliação de políticas públicas relacionadas a primeira infância. Para ela, é fundamental que as crianças e adolescentes tenham seus direitos assegurados.

A presidente da Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara), Daisy Anne Guilem, também ressaltou a união e parceria entre os atores envolvidos em todo o processo de adoção. “A sociedade está pronta para receber essa nova cultura da adoção, cabe a nós desmistificar o preconceito”, afirmou.

Ascom Vereadora Michelly Alencar

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues