20/05/2021
Vereador T. Coronel Paccola propõem Projeto de Lei para uso de analgesia em partos humanizados
Reprodução
Ediana Thanara/Ascom Vereador T. Coronel Paccola

Médicos Ginecologistas, Obstetras, Anestesistas, Dermatologistas, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Doulas e Mães, deixaram seu depoimento durante a realização da primeira audiência pública requerida pelo vereador T. Coronel Paccola (Cidadania) para discutir o uso de analgesia em partos humanizados.

A analgesia é um dos meios de eliminação da dor através do uso de medicamentos, de forma que os movimentos da mãe não sejam limitados.

Durante a realização da Audiência, a Dra. Caroline Paccola esclareceu a desenvolução do procedimento de parto. “Existem registros do uso de métodos para redução da dor no trabalho de parto desde a idade média. Muitas mulheres já sofreram violência neste seu momento que ela espera ser o mais bonito e especial. Nós, enquanto profissionais participantes deste ato, e como mães, não podemos compactuar que mais mulheres continuem sofrendo qualquer tipo de trauma. Precisamos resgatar uma medicina humanizada, que coloca em prioridade à vontade das mães em ter o seu bebê de forma planejada”, diz.

Os depoimentos e relatos dos profissionais irão fortalecer o parecer para um futuro Projeto de Lei que garanta analgesia à parturiente que optar pelo parto normal nos hospitais e maternidades da rede pública da capital, sem criar despesas para a administração pública. “Uma discussão pertinente, e nada diferente que as próprias mães e profissionais que participam desses momentos para relatar quais são as dificuldades encontradas hoje no sistema público”, destaca Paccola.

Um dos depoimentos mais emocionantes foi da enfermeira Helga Monteiro que descreveu seus instantes de dor durante o parto. “Eu estava sofrendo e não era aquilo que tinha sonhado. Eu imaginava uma situação mágica e única, mas não foi o que aconteceu", relatou.

Desta forma, o Projeto de Lei que envolve a segurança da coletividade, uma das propostas da gestão do vereador, que causa efeito positivo na saúde das mães, como para os profissionais.

Ediana Thanara/Ascom Vereador T. Coronel Paccola