05/10/2009
Projeto de Lei institui programa Feliz Idade
Projeto de Lei em tramitação na Câmara Municipal de Cuiabá institui no âmbito do município de Cuiabá o programa “Feliz Idade”, cuja finalidade é resgatar o respeito e a valorização das pessoas com 60 anos de idade ou mais, integrando-as mais ativamente na sociedade. O autor do projeto, vereador Roosivelt Coelho (PSDB) disse que o aumento de idosos no país não é acompanhado pelo aumento de políticas públicas.

“Não se houve falar em investir no idoso, talvez isso ocorra pelo fato de que eles estão cronologicamente falando, mais próximo do fim da vida”, argumentou o vereador. O projeto busca incentivar a assistência ao idoso, a inserção social e a melhoria da qualidade de vida.

Roosivelt lembrou que a cada ano que passa aumenta a expectativa de vida do brasileiro. O Brasil, que há tempos se orgulha do título de “um país de jovens”, agora experimenta o novo sabor de passar a ser considerado “um país da melhor idade”.

São objetivos do programa levantar discussão sobre a atual situação sócio-econômica, familiar e de saúde das pessoas com 60 anos de idade, ou mais ; lançar campanha institucional, de âmbito municipal e regional;buscar soluções aos problemas levantados;criar ambiente favorável para estimular novas perspectivas e ações voltadas para este segmento.

A missão também é promover maior integração entre as diferentes faixas etárias; implantar banco de dados através de cadastro único das pessoas idosas atendidas pelo programa, como também pelas entidades, asilos, abrigos, associações, clubes de serviços e demais entidades envolvidas.

Deverá ainda promover atividades de lazer, esporte, cultura, orientação jurídica e de saúde aos idosos; identificar atividades que possam gerar uma renda extra e ou estimular a pessoa idosa a desfrutar plenamente de sua vida e que melhor se adapte ao perfil do idoso.

O programa Feliz Idade será constituído pelos seguintes projetos: Ação para melhor idade, turismo e dança sênior.

Roseli Cordeiro