Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
29/04/2021
Vidal quer alterar Lei Complementar que permite plantação de palmeiras em Cuiabá
Secom Câmara
O vereador Sargento Vidal (Pros) irá apresentar uma propositura na próxima terça-feira (04.05), durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Cuiabá, pedindo a alteração do parágrafo único do artigo 139 da Lei Complementar n° 389 de novembro de 2015, que permite a plantação de palmeiras em vias públicas da Capital no lugar de árvores nativas.

A propositura que será apresentada por Vidal atende ao pedido da psicóloga Giselda Capilé que é membro do Coletivo "Não reclame do calor, plante uma flor". Durante a tribuna livre da sessão ordinária desta quinta-feira (29.04), ela expôs a situação dos canteiros das principais avenidas de Cuiabá que possuem palmeiras plantadas morrendo por não suportarem a temperatura de Cuiabá e pediu a ajuda dos parlamentares para que volte a plantação de árvores nativas da Capital, arborizando assim a cidade.

"Estamos perdendo as árvores, as centenárias foram retiradas no período da Copa de 2014 para que fosse feito um trabalho grandioso para Cuiabá, mas as árvores se foram e o trabalho não foi feito, o VLT não chegou até nós. Então a minha denúncia é no sentido de nos atentarmos às questões de Cuiabá, pois muitas árvores frondosas estão sendo devastadas tanto das praças, quanto de quintais de algumas casas", afirmou Capilé.

Capilé pontuou a necessidade de ter árvores frondosas em Cuiabá que contribuem com a diminuição do calor, além de servir de alimento aos pássaros por meio de seus frutos. "Recorri ao Sargento Vidal analisando que, se ele ama tanto os animais, provavelmente, ama árvores e a flora que precisa ser cuidada", disse ela.

Durante a sessão, o vereador lembrou que em 2011, época em que foi incluída a emenda na Lei Complementar, foram plantadas palmeiras em uma área de 12.800 metros na Avenida das Torres, no entanto, atualmente estão praticamente todas mortas.

Diante disso, o parlamentar apresentará uma propositura que altera o parágrafo único do artigo 139, da LC 389/2015 voltando ao texto antigo, excluindo assim a plantação de palmeiras em vias urbanas, considerando que elas são 10 vezes mais caras que as nativas e não resistem mais que dois anos ao clima cuiabano.

Luana Valentim/Assessoria de Imprensa Vereador Sargento Vidal



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.