29/04/2021
Mortes de gestantes em 2021 já iguala ao total de 2020, diz presidente da Somago na Tribuna Livre
Vereadora Michelly defende imunização imediata para este grupo

O número de mortes de gestantes por Covid-19 em Mato Grosso em 2021 já se igualou ao total de óbitos ocorridos no ano passado. A informação é do presidente da Associação Mato-grossense de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso (Somago), Angelo Barrionuevo, que esteve na Câmara de Cuiabá nesta quinta-feira (29.04) para defender a vacinação prioritária a este grupo.

O convite para a participação do obstetra na Tribuna Livre da Câmara foi feito pela vereadora Michelly Alencar (DEM), com o objetivo de alertar a sociedade para os cuidados com as gestantes e puérperas.

Conforme Barrionuevo, de janeiro a abril deste ano foram contabilizadas 14 mortes de gestantes no Estado em decorrência de complicações da Covid-19. Este foi o total registrado em todo o ano de 2020. Ele ainda informou que cerca de mais 10 mortes ainda devem ser catalogadas como em decorrência desta doença neste ano.

“Evidenciamos que as gestantes têm um comprometimento muito grande por Covid-19 neste segundo pico da onda, em comparação ao ano passado. Felizmente tivemos uma nota do Governo Federal incluindo todas as gestantes no grupo prioritário. Agradeço a vereadora Michelly por fazer essa defesa da vacina e por prestar esse auxílio e força a todas as gestantes. Se Deus quiser vamos diminuir essas internações”, disse o médico.

Outro dado alarmante mostrado pelo obstetra é o de que no Hospital Júlio Muller, dos 16 leitos de UTI disponíveis, nove estão ocupados por gestantes.

Antes da nota técnica do Ministério da Saúde incluindo as gestantes no grupo prioritário, a vereadora Michelly solicitou à Prefeitura essa inclusão no âmbito municipal, com base em dados técnicos fornecidos pela Somago.

“Acredito na união de forças. A presença dele aqui foi muito importante para a apresentação desses dados técnicos e confirmar a importância da vacina para as gestantes”, disse a vereadora.

Ana Rosa Fagundes/Ascom Vereadora Michelly Alencar

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues