Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
26/04/2021
Edna Sampaio cobra medidas contra racismo em coletivos
Carol Siqueira | Secom Câmara
A vereadora Edna Sampaio (PT) protocolou na sexta (23) junto às secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, e de Mobilidade Urbana pedido de informações sobre as medidas que estão sendo tomadas pelo executivo para combater o racismo nos ônibus coletivos de Cuiabá.

Ela citou o caso mais recente, ocorrido na terça (20), quando dois haitianos foram xingados e intimidados por outro passageiro dentro de um ônibus. Ele usou palavrões e fez referência ao nazismo. O crime foi filmado e o vídeo viralizou nas redes sociais.

Na imagem, assim que os haitianos entram no veículo, um homem começa a xingá-los, se referindo à nacionalidade e à cor de pele dos dois, e expressando apoio ao ditador nazista Adolf Hitler.

A polícia e entidades representativas dos migrantes, como a Associação de Defesa dos Haitianos Imigrantes e Migrantes em Mato Grosso (ADHIMI-MT), tentam identificar o agressor e as vítimas, que ainda não registraram boletim.

No documento, a vereadora pede informações acerca das medidas que vêm sendo tomadas pela administração pública municipal no combate ao racismo e à discriminação racial no transporte coletivo urbano municipal.

“Este fato gerou grande preocupação, já que se constitui como baliza da República Federativa do Brasil, prevista na Constituição Federal, o combate ao racismo no país e a integração social, econômica, política e cultural dos povos da América Latina”, diz o texto, citando tratados internacionais sobre discriminação racial que protegem as vítimas.

Edna Sampaio tem debatido com o segmento dos migrantes na capital, que sofre com a exclusão, e realizará audiência pública na Câmara sobre o tema. Recentemente foi aprovada proposta de sua autoria que cria no calendário municipal a semana do migrante.

Neusa Baptista/Ascom Vereadora Edna Sampaio



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
24/04 - Vereadora Maysa convida oftalmologista para abordar conscientização da cegueira
23/04 - Cirurgias eletivas são pauta de reunião entre vereadores e secretário de saúde de Cuiabá
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.