30/09/2009
Presidente aguarda posicionamento do TRE para empossar suplentes
Em obediência aos trâmites legais da Justiça Eleitoral do Estado, o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Deucimar Silva (PP), aguarda um posicionamento da juíza Cleuci Terezinha Chagas, da 54ª Zona Eleitoral, responsável por diplomar os vereadores da Capital, para então empossar os seis suplentes, em cumprimento à PEC dos Vereadores, aprovada pelo Congresso Nacional, mas que enfrenta resistência de algumas instituições, como da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Porém, nesta quarta (30), Deucimar se reunirá, pela segunda vez, com a juíza eleitoral que ficou de realizar uma recontagem de votos dos suplentes.

Ocorre que apesar de ter se manifestado contrário ao aumento do número de vagas nas câmaras, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu autonomia por meio da resolução nº 22.556 aos tribunais regionais de todo o país decidir pela posse ou não dos suplentes.“Estamos aguardando uma posição da doutora Cleuci. Se ela autorizar e diplomar os suplentes como vereadores, faço a posse logo em seguida”, disse o presidente. Ele reafirma ainda que a elevação do número de vagas em nada atrapalhará o andamento dos trabalhos e o funcionamento do Legislativo, já que tanto a verba indenizatória quanto a verba de gabinete serão somadas e divididas de maneira igual aos 25 vereadores, caso o TRE se manifeste favorável à PEC.

A recomposição no Legislativo deve acontecer com a posse de Marcus Fabrício (PP), Gildeci Oliveira (PHS), Edemir Xavier (PRTB), Alencar Farina (PT), Júlio Pinheiro (PDT) e Roosivelt Coelho (PSDB), que ainda não está com a vaga definida. Ainda não se sabe se ele ou o pastor Célio Bispo (PRB) que ficará com uma das seis novas cadeiras.