14/04/2021
Agricultura familiar é tema da tribuna livre
Reprodução
O impacto da crise econômica sobre a agricultura familiar foi tema de discussão na Câmara Municipal nesta terça (13). A representante da Cooperativa dos Pescadores e Artesãos de Pai André e Bonsucesso (Coorimbatá), Maria Valéria de Marais Silva, participou do espaço da Tribuna Livre, a convite da vereadora Edna Sampaio (PT), para falar sobre as dificuldades vividas pelo segmento.

A cooperativa é apoiada pela Rede de Cooperação Solidária de Mato Grosso (Recoopsol), da UFMT. Recentemente o grupo foi acionado pelo executivo municipal para desocupar sua sede, onde organiza uma rede de economia solidária com vários empreendimentos.

Há anos, o grupo reivindica a utilização da Central de Comercialização da Agricultura Familiar, em Várzea Grande. Maria Valéria falou sobre as dificuldades para comercializar os produtos durante a pandemia, e que uma das alternativas tem sido o uso das redes sociais.

Além disso, a suspensão do benefício do Bolsa Família piorou a situação financeira de muitos deles. “Estamos sentindo muito a ausência do poder público para estar dando esse apoio para nós. Ele está muito ausente de nós, isso estou sentindo na pele. Estou, neste momento, pedindo socorro. Temos que olhar a grande importância que a agricultura familiar tem”, disse ela.

Edna Sampaio lembrou que a agricultura familiar é responsável por 70% da renda dos trabalhadores que atuam no campo, defendeu a importância de uma nova sede para a cooperativa e apontou a necessidade de políticas públicas de fortalecimento deste setor.

“Quero deixar para essa Câmara a necessidade de apoiar políticas para a economia solidária, responsável pelo sustento de muitas famílias, inclusive, e principalmente, das mulheres. Precisamos cuidar da vida das mulheres, oferecendo oportunidade de geração de renda”.

Neusa Baptista / Assessoria de Comunicação da Vereadora Edna Sampaio