23/09/2009
Câmara discute termo de cooperação para coleta seletiva do lixo
Luiz Alves
Representantes de diversos setores da sociedade estiveram reunidos nesta quarta-feira (23-09), em audiência pública na Câmara Municipal de Cuiabá discutindo os princípios que norteiam o termo de cooperação e o estabelecimento de regras e normas referentes à política municipal de resíduos sólidos recicláveis na cidade e o beneficiamento de materiais provenientes da coleta seletiva.

A iniciativa da audiência é do vereador Francisco Vuolo (PR) que já realiza trabalho na área e no ano passado presidiu a comissão parlamentar que investigou a coleta do lixo, também conhecida como CPI do Lixo.O objetivo da audiência, segundo Vuolo é introduzir a população em políticas púbicas para o engajamento da realização efetiva da coleta seletiva envolvendo todo município.

O termo de cooperação envolve o município de Cuiabá através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Secretaria de Educação, Secretaria de Meio Ambiente com a Câmara de Vereadores, Comércio em geral e Catadores e ou recicladores mais a comunidade com propósito de normatizar a coleta seletiva.

Josué de Souza, Secretário de Infraestrutura do município disse que o termo de cooperação tem por base a preservação do ambiente, a inclusão social, e economia de energia, o aumento da vida útil dos aterros sanitários e a geração de trabalho e renda, bem como a consolidação de normas para aproveitamento de material reciclável e, mudança de hábitos e costumes com aplicação de educação ambiental para coleta seletiva.

A representante da Secretaria Municipal de Educação , Sandra Queiroz disse que muitos projetos e pesquisas são desenvolvidos nas unidades escolares, cuja a abordagem direta ou indiretamente está vinculada ao meio ambiente.

Sandra disse que a secretaria em consonância com as diretrizes nacionais da educação e por compromisso com a implementação de um processo formativo voltado para a construção da cidadania, estabelecer em suas orientações curriculares para rede municipal de Cuiabá ,a educação ambiental como temática recorrente em todas as áreas do conhecimento.

O coordenador do Centro de Educação Ambiental do Município, Abel Nascimento, disse que o trabalho de conscientização é lento , pode durar décadas ou até mesmo séculos, por isso as ações educativas devem envolver toda a sociedade .
A representante do Banco do Brasil, Eliana Belizário disse sobre a importância do termo de cooperação e das ações da instituição na preservação ambiental, com estímulo aos projetos que contemplem a coleta seletiva do lixo e reciclagem.

O evento contou ainda com inúmeras sugestões das lideranças comunitárias , representantes de cooperativas que atuam em trabalhos de coleta seletiva do lixo ,faculdades públicas e privadas, e Fórum Municipal Lixo e Cidadania e iniciativa privada.

Roseli Cordeiro

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues