19/03/2021
Câmara participa de debate sobre promoção e proteção dos direitos da população negra
Câmara Municipal de Cuiabá
A Câmara Municipal de Cuiabá participou, nesta sexta-feira (19), do 1º Encontro Municipal Vidas Negras Importam - Discriminação Racial: Atitudes, Políticas e Direitos. O evento realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e pelos Conselhos de Direito debateu sobre a promoção e a proteção dos direitos da população negra.

Em seu discurso, o presidente da Câmara Municipal, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), agradeceu o convite e disse que o Legislativo está aberto para dialogar e formular políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial no município. Ele ressaltou a importância do encontro para debater temas importantes como a luta contra o racismo e desigualdade racial.

"Fico muito triste em ver notícias, publicações nas redes sociais de episódios racistas. Estamos no século 21 com tecnologia evoluída que possibilita o debate através das redes, mas infelizmente o que vemos são algumas situações deploráveis", disse.

Juca comentou que é o segundo presidente negro da história da Câmara de Cuiabá sendo que o primeiro foi o vereador Benedito Assunção há 52 anos.

"Precisamos encorajar para que novos homens e mulheres negras conquistem mais espaço. Na Câmara Municipal de Cuiabá, após 52 anos, voltou a ser comandada por um negro. O primeiro foi Benedito Assunção em 1969. Cinquenta e dois anos... isso é muito tempo", destacou.

A Secretária de Comunicação da Câmara, Elizângela Tenório, também participou do encontro. Ela comentou que é a primeira mulher negra nomeada para comandar a pasta no Legislativo e ressaltou a necessidade de políticas públicas para que a população negra tenha mais espaço.

"Eu trabalho no meio político e através dele vem a mudança. A nossa formação vem através da política. Nossos jovens precisam entender isso, nossos filhos precisam entender isso, a comunidade negra precisa entender que nós temos um espaço e esse espaço vai ser ocupado através da oportunidade, de políticas públicas sendo direcionadas para nossa comunidade, para nosso povo", disse.

Secom Câmara Municipal de Cuiabá

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues