02/03/2021
Vereador Dilemário solicita continuidade dos cultos e missas aos domingos até as 20h
Carol Siqueira | Secom Câmara Municipal de Cuiabá
O vereador Dilemário Alencar (Podemos) encaminhou ofícios ao governador Mauro Mendes (DEM) e ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), solicitando que seja mantido a realização de cultos e missas aos domingos, até às 20 horas, com a obrigação de medidas de segurança contra a covid-19.

O parlamentar argumentou aos chefes do executivo estadual e municipal sobre a existência no Decreto Federal nº 10.282/20 e do Decreto Municipal nº 7.970/20, que definem as atividades religiosas como de caráter essencial.

“Fui procurado por lideranças evangélicas e católicas, argumentando que estão em vigor esses decretos de autoria do presidente Jair Messias Bolsonaro e do prefeito Emanuel Pinheiro, que definem as atividades religiosas como essenciais. Portanto, estou pedindo que seja observada a existência dos decretos para que as igrejas continuem realizando cultos e missas nos domingos no período noturno, até às 20 horas”, disse o vereador.

O parlamentar argumentou também que as atividades realizadas pelas igrejas, desde que foram autorizadas a funcionar nesse tempo de pandemia, têm tido a rigorosa observação de todas as medidas determinadas pelas autoridades sanitárias de proteção contra o contágio da COVID-19.

“Estou buscando sensibilizar o governador e o prefeito para atender a reivindicação dos líderes religiosos, pois diversos estados e municípios brasileiros estão permitindo a realização de cultos e missas durante a pandemia do coronavírus, pelo fato da fé exercer papel fundamental como fator de equilíbrio psicoemocional à população”, concluiu o vereador Dilemário.

Assessoria do Gabinete Vereador Dilemário Alencar