24/02/2021
Vereadores participam da eleição da União de Câmaras de MT
Carol Siqueira | Secom Câmara Municipal de Cuiabá

Os vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá participaram nesta quarta-feira (24.02) da eleição da nova diretoria da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), para o biênio 2021/2022.

Concorre à presidência da entidade, o vereador de Várzea Grande, Bruno Rios (PSB), que disputa pela chapa denominada “Gestão, União e Transparência”, contra a reeleição do vereador de Vila Bela da Santíssima Trindade, Edcley Coelho (Solidariedade), que encabeça a chapa “Unidos pela UCMMAT – Celso Gaspar”.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Juca do Guaraná Filho (MDB), a eleição é muito importante para Cuiabá e outros municípios do estado que contam com apoio da entidade.

“Nossos irmãos vereadores, especialmente do interior, precisam de apoio e esse suporte encontra na UCMMAT, então, dessa forma, nós estamos aqui, como presidente da Câmara, exercendo nosso direito, estamos aqui deixando nosso voto de confiança e desejar que vença o melhor”, declarou Juca.

Marcaram presença no pleito eleitoral, no período da tarde, os vereadores de Cuiabá  Cezinha Nascimento (PSL) Chico 2000 (PL) Demilson Nogueira (Progressistas) Dr. Luiz Fernando (Republicanos)  Kássio Coelho (Patriota) Paulo Henrique (PV) Rodrigo Arruda e Sá (Cidadania) Lilo Pinheiro (PDT).

“A UCMMAT é uma entidade importante para colaborar com os Legislativos do Estado. Os dois candidatos são nomes bons, que vença o melhor", disse Cezinha Nascimento.

“Momento importante, uma Casa deve receber do Estado inteiro, dar um suporte necessário para que eles façam suas ações junto aos deputados, governo. Esta Casa precisa estar forte para que ela possa oferecer tranquilidade, segurança e condições, principalmente para os vereadores que vem do interior para tratar de assuntos de seus municípios", comentou Chico 2000.

O candidato Bruno Rios relatou que a ideia de participar da eleição veio por observar a ausência de cursos de capacitação para os novos vereadores e pela ausência de representatividade da atual gestão.

“Queremos resgatar UCMMAT, para que ela possa protagonizar no cenário político e, com isso, fortalecer o vereador, porque nós somos o ‘para-choque’, somos nós que levamos a mensagem do povo para a Assembleia Legislativa, para o Governo do Estado. Precisamos de um vereador preparado”, destacou.

Já o vereador de sexto mandato, Edcley Coelho, disse que o resultado dos trabalhos realizados nos últimos dois anos de gestão o credencia para um novo mandato.

“Pegamos a Casa dos Vereadores sem nenhuma credibilidade e endividada. Nestes praticamente dois anos, fizemos um trabalho de base, fizemos o resgate, trouxemos a credibilidade, é isso que nos credencia, pagamos as contas e equilibramos as finanças. Agora com a Casa arrumada temos condições de fazer muito mais”, declarou Coelho.

Ao todo, cerca de 830 vereadores, de 79 Câmaras filiadas, puderam participar da eleição. A posse da nova mesa diretora será sete dias após as eleições.

Adriana Assunção | Secom Câmara Municipal de Cuiabá