17/02/2021
Vereadoras planejam ações em homenagem ao Dia da Mulher
Carol Siqueira | Ascom Câmara de Cuiabá
As vereadoras Edna Sampaio (PT) e Michelly Alencar (DEM) têm se reunido para planejar ações em homenagem ao Dia da Mulher, 8 de março. Nesta data, elas pretendem realizar uma sessão solene que, ao que tudo indica, deve acontecer fora das dependências da Câmara Municipal de Cuiabá. O ato deve ser ao mesmo tempo uma homenagem às mulheres que fazem parte da história da cidade e um alerta para a condição da mulher frente a questões como a violência.

Nesta terça (16), elas se reuniram com a coordenadora da Sala da Mulher Maria Vereadora Nazareth Hahn, Thamires Rondon, para discutir o tema.

Cada vereadora indicará 10 mulheres, que serão agraciadas com uma moção de aplausos em reconhecimento à contribuição dada nas mais diversas áreas de atuação.

De acordo com Edna Sampaio, o objetivo é lembrar a importância das mulheres na construção da cidade, inclusive as que estão longe dos holofotes e dos espaços de poder, as mulheres “do dia-a-dia”. “Mulheres que lutam cotidianamente para sustentar sua família, para construir um futuro melhor para seus filhos, e que, nessa luta, que constrói também a cidade, acabam ficando invisíveis, imperceptíveis. Queremos dar visibilidade às mais diferentes histórias de luta das mulheres aqui em Cuiabá”, explicou ela.

Ela disse acreditar que, agora, com a atuação de duas vereadoras, a Sala da Mulher e a discussão de gênero devem ganhar maior visibilidade no parlamento. “Com a participação de duas vereadoras nessa Casa, eu penso que o espectro, a condição dessa sala se torna ainda mais relevante, mais articulada com os mandatos das vereadoras”, disse ela.

“Afinal de contas, as mulheres ainda são minoria nos espaços de poder político e nessa casa não é diferente. Queremos fazer deste espaço um espaço aberto e acolhedor às demandas das mulheres no nosso município a partir do legislativo”.

Para Michelly Alencar, a importância da ação é demarcar o papel da Sala da Mulher, que é o de representar este segmento dentro da Câmara, “esse envolvimento das vereadoras e seus gabinetes, pensando de que forma a mulher pode sair daqui de dentro da Câmara e ser representada lá fora nos bairros, nas instituições”.

“Aqui a gente está tratando de assunto de mulher, e a mulher está inserida em todos os lugares, talvez com representatividade menor que a dos homens, mas ela está lá, e é isso que a gente quer trazer à tona, este papel da mulher e mostrar que aqui, dentro da Casa, a gente está desempenhando este papel de articulação e de visibilidade da atuação da mulher”.

Ela disse esperar que a ação surta impacto na compreensão das mulheres sobre seu papel na política. “Por muito tempo, as mulheres se ausentaram das discussões políticas, política era assunto masculino. Então, <é importante>, principalmente, mostrar que, assim como eu e Edna estamos aqui, elas também se sintam motivadas, inspiradas a, cada vez mais, participar dos debates e saber que elas estão sendo vistas, lembradas e defendidas a todo momento por nós aqui”, disse ela.

“A sala da mulher vem atuando de maneira mais alinhada e consistente aos propósitos, à missão e aos valores institucionais desta Casa de Leis. Estamos fazendo uma construção coletiva e propositiva e que com a nossa voz, ações e articulação possam romper os muros da injustiça, da desigualdade, da intolerância”, disse Thamires.  “E que as nossas ações cheguem, sobretudo, às  pessoas, independentemente da cor, crença e classe social, não só apenas no mês de março, mas sim o ano todo”.

Também estiveram presentes a professora Vera Araújo, assessora do gabinete de Edna Sampaio, e a chefe de gabinete, Viviane Garibotti, que integram o GT Políticas para Mulheres, além do chefe do gabinete de Michelly Alencar, Douglas Vinícius da Silva.

Neusa Baptista Pinto | Assessoria de Comunicação da Vereadora Edna Sampaio

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues