08/09/2009
Shoppings devem elaborar plano de segurança
Fablicio Rodrigues
O vereador Leve Levi (PP) apresentou na sessão desta terça (08) dois projetos de Lei para regulamentar a segurança em eventos, shoppings centers, casas noturnas e similares. O primeiro estabelece que os usuários dos serviços de segurança privada fiquem obrigados a contratar empresas devidamente autorizadas, controladas e fiscalizadas pelo Ministério da Justiça, através da Polícia Federal. É exigido que os proprietários dos locais citados no projeto elaborem um plano de segurança, que deve ser apresentado e aprovado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. O não cumprimento da lei pode acarretar em multa e cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento.

O outro projeto apresentado por Levi solicita o acompanhamento psico-social dos vigilantes orgânicos ou armados em estabelecimentos comerciais da Capital. A avaliação deve ser feita a cada três meses e apresentada à Secretaria Municipal de Esportes e Cidadania, acompanhada dos documentos pessoais e ter sido aprovado em curso de formação de vigilante, realizado por empresas autorizadas.

O autor dos projetos ressaltou a importância de se ter profissionais devidamente capacitados para trabalhar na área. “É preciso exigir que os estabelecimentos contratem seguranças treinados para lidarem com qualquer situação e não acontecerem mais casos iguais a do Shopping Goiabeiras”, disse. Leve Levi se referiu ao caso do vendedor que morreu após ter sido supostamente espancado por seguranças do Shopping Goiabeiras em Cuiabá, ao suspeitar que o mesmo fosse assaltante.

Julia Munhoz

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues