15/01/2021
Sargento Vidal quer Audiência Pública compartilhada para debater VLT/BRT

Vereador cuiabano já oficializou pedido junto à presidência do Legislativo de Cuiabá. "A pretendida substituição do VLT pelo BRT precisa ser debatida amplamente pelos Poderes (Câmaras e Prefeituras de Cuiabá, Governo do Estado) e população, em geral", pontua

O longo e complexo impasse em torno do VLT/BRT, e que tem merecido destaque nos veículos de comunicação do Estado e país afora, terá Audiência Pública Compartilhada - iniciativa do vereador Sargento Vidal.

O parlamentar entende ser essa uma discussão merecedora de nível mais ampliado, "decisão final não restrita apenas ao Governo do Estado, mas também aos demais Poderes constituídos (Prefeituras, Câmaras) e ao todo da sociedade". Sargento Vidal diz que o povo precisa ser ouvido.

"O governador Mauro Mendes optou pela troca do VLT pelo BRT. Mas, a meu ver, precisamos (Parlamento Municipal, Prefeituras de Cuiabá e VG) também ser ouvidos. Isso inclui a gama de representantes da população, entidades e lideranças comunitárias, em geral.

Daí a ideia da Audiência Pública Compartilhada, a fim de poder ouvir lados distintos. Creio ser essa a opção mais sensata, no caso, sem incorrermos numa "queda de braços" desnecessária entre os Poderes. Discutir democraticamente esse tema é o mais correto".

Conforme o vereador Sargento Vidal, ao protocolar o requerimento para a Audiência Pública, ele já antevia sua repercussão, por vários motivos. Citou, por exemplo, que há uma defesa acirrada de segmentos destacados da sociedade pela manutenção do VLT, cujos trilhos e estrutura (estações e linha férrea) se encontram parcialmente concluídos.

"O BRT, ainda que também cumpra papel eficiente de transporte, constitui-se - se comparado ao VLT - num modal ultrapassado nas grandes capitais. E temos também um outro diferencial, via pesquisas de opinião popular: o povo prefere o VLT, considerado modal futurista. Então, faz-se crucial estabelecer qual das opções é a melhor para Cuiabá e Várzea Grande".

Assessoria de Gabinete