29/10/2020
Associação que ajuda vítimas de AVC participa da Tribuna Livre

O presidente da Associação Acidente Vascular Cerebral Cuiabá (AAVCC), Orlando Oliveira participou na manhã desta quinta-feira (29) da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Cuiabá, a convite do vereador, Sargento Joelson (SDD).

Na oportunidade, ele falou da luta em manter a associação que vive de doação voluntária e que só em atendimento de pessoas acometidas pelo acidente vascular cerebral, hoje, passa de 500 fazendo fisioterapia.

Entre esses voluntários focados no atendimento para recuperação física e emocional de cada acidentado estão: fisioterapeuta, psicólogo, educador físico, assistente social e comunidade.

Segundo o presidente da associação, o senhor Orlando de Oliveira, que sofreu AVC, e hoje é sequelado, o apoio profissional pós acidente cerebral é fundamental para que as vítimas voltem a ter melhor convívio com a sociedade.

Orlando criou a associação com objetivo de oferecer suporte às pessoas que não tem condições de arcar com os custos de um tratamento pós-acidentes cerebrais. Ele lembra que as pessoas que buscam a AAVCC são carentes e de bairros distantes, mas são que sempre conseguem ser atendidas.

O que é o AVC?

O AVC é a interrupção do fluxo de sangue no cérebro, causando a morte de células na região, podendo ser hemorrágico ou isquêmico. O primeiro é caracterizado pelo rompimento do vaso sanguíneo (veia ou artéria), e geralmente se trata de casos mais graves. Já no isquêmico, encontrado em 87% dos casos, ocorre o entupimento total ou parcial do fluxo de sangue no vaso.

Marcella Magalhães / Câmara Municipal de Cuiabá

16/04 - PCDs marcam presença na 5ª Corrida do Legislativo