26/05/2020
Vereadores intermedeiam reunião entre Hospital Geral e Secretaria de Saúde
Francinei Marans - Câmara Municipal de Cuiabá
A fim de solucionar o impasse a cerca do pagamento do Índice de Valorização por Qualificação Profissional (IVQ), os vereadores Misael Galvão (PTB), Ricardo Saad (PSDB) e Luis Claudio (Progressistas) realizaram uma vídeo conferência com a diretora d Hospital Geral, Flávia Galindo, e com o secretário de saúde do município, Luis Antônio Possas.

A unidade filantrópica possui um crédito com o Executivo Municipal de aproximadamente R$ 1,3 milhão, referente ao atraso de mais de um ano no repasse do IVQ.

O Hospital pleiteia a liberação desse recurso, tendo em vista que os gastos aumentaram com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). “Para nós, essa situação dificulta mais ainda a aquisição de equipamentos e materiais para a UTI. Estamos com mais de 100% de ocupação, pois tivemos que abrir novos leitos, e os gastos aumentaram durante esse período, pois precisamos adquirir os EPIs. A liberação desse recursos é essencial para nossa sobrevivência nesse período de  pandemia”, relatou a representante do Hospital Geral.

Saad lembrou que foi realizada uma reunião no início de abril deste ano para tratar sobre este mesmo assunto. Na oportunidade, ficou acordado que o pagamento desses passivos seria realizado de forma parcelada, sendo a primeira parcela com vencimento no próprio mês de abril.

Ate o momento, entretanto, o Poder Executivo não pagou nenhuma parcela. “Não estamos tratando deste assunto pela primeira vez. Todos os hospitais filantrópicos estão passando por essa mesma situação, e já houve um compromisso por parte do Executivo que não foi cumprido. Precisamos encontrar uma saída para isso, pois com a pandemia, as necessidades dos hospitais aumentaram e conseqüentemente os gastos”, pontuou o tucano.

O secretário de saúde reconhece que houve um acordo para efetivação do pagamento, que deve ser feito com recursos da fonte 100 do município, mas afirma que o surto do novo Coronavírus atrapalhou os planos.

“Essa questão está no meu radar há muito tempo. Estamos tentado buscar meios para equacionar esse débito do IVQ. Havia um planejamento sim, mas veio a pandemia. Se não fosse isso, estaríamos pagando a segunda parcela já. Estamos aguardando o socorro do Governo Federal para ver se conseguimos liquidar isso”, pontuou o secretário.

O presidente da Casa de Leis, vereador Misael Galvão (PTB), afirma que irá aguardar o repasse da União, e irá marcar uma reunião com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) para tratar do assunto.

“Vamos marcar uma reunião com o prefeito na próxima semana, para tratarmos deste assunto, já que os recursos tem que ser tirados da fonte 100”, completou.

O encontro será intermediado pelo líder do prefeito no Parlamento Municipal, vereador Luis Claudio. “Todos os repasses estão sendo realizados, o único problema é com relação ao IVQ. Essa é uma realidade que precisamos enfrentar. Vamos dar continuidade a este assunto na próxima semana com uma reunião com o prefeito, e também aguardar o socorro da União, que deve sair no início do próximo mês e que poderá ajudar nesta situação, finalizou.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá