Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
20/08/2009
São Mateus resiste ao tempo
Luiz Alves
A história do bairro São Mateus condensa sofrimento e a resistência das famílias para permanecerem na área quer todos os anos é castigada pelas enchentes e conseqüentes alagamentos em suas casas. A região é cortada pelo córrego do Gambá e por diversas vezes já esteve debaixo de água. ”Todos os anos, quando chega o período da chuva a população fica tensa, de prontidão para emergência”, disse o vereador Chico 2000 (PR).

No ano de 2008 os moradores interditaram a Avenida Beira Rio, em protesto a uma obra da Prefeitura Municipal de Cuiabá que teria contribuído ainda mais para o alagamento. As famílias alegaram que o problema teve início com as obras para escoamento da água das chuvas as margens do córrego do Gambá.

Durante a sessão itinerante realizada na última quarta-feira (19-08) a moradora Elaine Cristina disse que é muito triste conviver com o medo quando inicia o período de chuvas. “Enquanto todos dormem tranqüilos nós ficamos em estado de alerta para uma eventual retirada dos móveis, roupas e de uma hora para outra ter que abandonar as casas”, desabafou.

O bairro São Mateus nasceu com a denominação de acampamento Couto Magalhães. Com a extinção do acampamento ocorreu a primeira invasão surgindo o maior bairro de Cuiabá , na época chamado Terceiro ou Terceiro Velho.
Em 1974 com a maior enchente do Rio Cuiabá e transbordamento de córregos, as famílias foram retiradas e criados os bairros Novo Terceiro e Grande Terceiro. Anos depois com a nova invasão criou-se o bairro São Mateus, sendo também invadido.

A bacia do Córrego do Gambá é extensa, iniciando no bairro jardim Leblon. É divisor de água entre o Córrego do Gambá e Córrego da Prainha. A área de contribuição do córrego do Gambá abrange parte do bairro jardim Leblon, Lixeira, Areão, Poção. D. Aquino, Jardim Paulista e São Mateus.

Durante a sessão itinerante q1ue contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Deucimar Silva (PP), vereadores pastor Washington Barbosa (PRB), vereador Antônio Fernandes (PSDB), Francisco Vuolo (PPS), Secretário da Agência de Habitação, João Emanuel e representantes do governo estadual que os moradores obtiveram a garantia da destinação de recursos para a realização da obra que evitará novas enchentes na região do bairro São Mateus.

A informação foi repassada através de assessores dos deputados federais Homero Pereira (PR) e Wellington Fagundes (PR) que destacaram parte dos recursos das emendas para solução do problema .Chico 2000 anunciou que estará em Brasília e junto com os parlamentares fará um trabalho de sensibilização das autoridades na tentativa de conseguir a liberação imediata dos recursos

Roseli Cordeiro



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
15/04 - Três sessões solenes marcam a semana na Câmara
15/04 - Presidente da Câmara homenageia jovens contadores e tem trabalho reconhecido pelos colegas de profissão
15/04 - Cuiabá – terra de mil encantos!
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.