Início
NOTÍCIAS
20/08/2009
São Mateus resiste ao tempo
Luiz Alves
A história do bairro São Mateus condensa sofrimento e a resistência das famílias para permanecerem na área quer todos os anos é castigada pelas enchentes e conseqüentes alagamentos em suas casas. A região é cortada pelo córrego do Gambá e por diversas vezes já esteve debaixo de água. ”Todos os anos, quando chega o período da chuva a população fica tensa, de prontidão para emergência”, disse o vereador Chico 2000 (PR).

No ano de 2008 os moradores interditaram a Avenida Beira Rio, em protesto a uma obra da Prefeitura Municipal de Cuiabá que teria contribuído ainda mais para o alagamento. As famílias alegaram que o problema teve início com as obras para escoamento da água das chuvas as margens do córrego do Gambá.

Durante a sessão itinerante realizada na última quarta-feira (19-08) a moradora Elaine Cristina disse que é muito triste conviver com o medo quando inicia o período de chuvas. “Enquanto todos dormem tranqüilos nós ficamos em estado de alerta para uma eventual retirada dos móveis, roupas e de uma hora para outra ter que abandonar as casas”, desabafou.

O bairro São Mateus nasceu com a denominação de acampamento Couto Magalhães. Com a extinção do acampamento ocorreu a primeira invasão surgindo o maior bairro de Cuiabá , na época chamado Terceiro ou Terceiro Velho.
Em 1974 com a maior enchente do Rio Cuiabá e transbordamento de córregos, as famílias foram retiradas e criados os bairros Novo Terceiro e Grande Terceiro. Anos depois com a nova invasão criou-se o bairro São Mateus, sendo também invadido.

A bacia do Córrego do Gambá é extensa, iniciando no bairro jardim Leblon. É divisor de água entre o Córrego do Gambá e Córrego da Prainha. A área de contribuição do córrego do Gambá abrange parte do bairro jardim Leblon, Lixeira, Areão, Poção. D. Aquino, Jardim Paulista e São Mateus.

Durante a sessão itinerante q1ue contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Deucimar Silva (PP), vereadores pastor Washington Barbosa (PRB), vereador Antônio Fernandes (PSDB), Francisco Vuolo (PPS), Secretário da Agência de Habitação, João Emanuel e representantes do governo estadual que os moradores obtiveram a garantia da destinação de recursos para a realização da obra que evitará novas enchentes na região do bairro São Mateus.

A informação foi repassada através de assessores dos deputados federais Homero Pereira (PR) e Wellington Fagundes (PR) que destacaram parte dos recursos das emendas para solução do problema .Chico 2000 anunciou que estará em Brasília e junto com os parlamentares fará um trabalho de sensibilização das autoridades na tentativa de conseguir a liberação imediata dos recursos

Roseli Cordeiro



Imprimir Voltar Compartilhar:  




+ Notícias
27/02 - Vereadores aprovam requerimentos para realização de sessões solenes
27/02 - Câmara de Cuiabá inaugura revitalização do Arquivo Geral Vereador Clóvis Hugueney Neto
27/02 - Sala da Mulher discute programação para março mês das mulheres
27/02 - Lei do Silêncio será tema de audiência pública na Câmara de Cuiabá
27/02 - Mesa Diretora realiza sessão solene em homenagem as servidoras da Câmara
27/02 - Vereador Luís Claudio divulga folheto com dicas de segurança para o carnaval
22/02 - Nota de Pesar |Hermenegilda Siqueira Silva
21/02 - Arquivo Geral receberá nome do Vereador Clóvis Hugueney
21/02 - ONG faz do apito arma contra importunação sexual no Carnaval
21/02 - Vereador Renivaldo Nascimento realiza atendimentos externos
21/02 - Dr. Xavier: "Nova ponte do Taquaral {Terra Vermelha} é conquista nossa em prol dos produtores familiares"
SESSÃO AO VIVO
INFORMES
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone: (65) 3617-1500
Desenvolvimento: Secretaria de Comunicação - Todos os direitos reservados © 2018
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:00hs às 18:00hs.