06/04/2020
Vereador Dr. Xavier vistoria situação de bairros periféricos da capital
Assessoria de Imprensa

Parlamentar percorreu a região Sul de Cuiabá (Jardim Mossoró, São Gonçalo III, Ribeirão do Lipa...), a fim de ouvir e registrar demandas cruciais que os moradores enfrentam. "A questão de saneamento básico, malha viária deteriorada e acúmulo de lixo, estão entre os principais reclames da população", declarou

Mesmo com as atividades da Câmara de Cuiabá suspensas por decreto oficial do Legislativo, o vereador Dr. Xavier não interrompeu a sua maratona de serviços públicos, desdobrando-se para atender pessoalmente o clamor de lideranças comunitárias. Nos últimos dias, ele vistoriou a situação de algumas unidades clínicas da capital e, também, a infraestrutura de bairros periféricos das regiões Oeste e Sul. As visitas resultaram em pedidos, que serão transformados em reivindicações oficiais do parlamentar junto aos órgãos municipais.

"Tenho percorrido muitos bairros cuiabanos, principalmente os periféricos, e não há como deixar de destacar a gritante calamidade que alguns enfrentam, dia a dia. Refiro-me, por exemplo, à malha viária inexistente em vários deles, a exemplo do Ribeirão do Lipa, popular comunidade Formigueiro, e à situação crítica do Jardim Mossoró e São Gonçalo III, de há muito convivendo com esgoto a céu aberto em várias ruas. Esgoto é uma ameaça constante à saúde da população", alerta.

No Jardim Mossoró, Avenida "B", o vereador disse que o córrego está represado pela quantidade de lixo ali depositada, de sofás a geladeiras e cadáveres de animais. "O presidente Nilo {Associação de Moradores do Jardim Mossoró} me procurou com o objetivo de que algo possa ser feito urgentemente ali. Mesmo porque o dito córrego fica ao lado de uma creche, representando risco potencial às crianças, sem falar nas famílias que residem na área circunvizinha".

Por ora, a referida creche não está funcionando, atividades suspensas em decorrência das medidas preventivas ultimadas pelo município, para evitar maior infestação do coronavírus. "Mas é fundamental que isso seja resolvido o quanto antes, antes de a creche voltar a funcionar", frisou o parlamentar.

Dr. Xavier já cobrou da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e da Águas Cuiabá, empresa responsável pelo saneamento básico em Cuiabá, uma solução eficaz para os os problemas levantados nessas visitas "in loco". "O Jardim Mossoró pede socorro há tempos. E o mesmo acontece com o São Gonçalo III, comunidades que precisam de ações emergenciais do Poder Público Municipal. Ambas se enquadram numa região promissora de desenvolvimento da capital, em futuro breve. Precisam se preparar, portanto..."

SÃO GONÇALO III

O vice-presidente da Associação de Moradores do São Gonçalo III, Chiquinho, descreveu a realidade angustiante dos moradores da Rua "I", que tem registrado sucessivos alagamentos a cada ciclo chuvoso. "Aqui é um problema antigo, já do conhecimento das autoridades há anos. Falta agora apenas que seja resolvido, pois não aguentamos mais isso. Acontece que a tubulação da galeria de águas pluviais dessa rua é estreita e necessita ser substituída por uma maior, com diâmetro de cerca de um metro. Basta chover para tudo se transformar num piscinão de Ramos (RJ)".

João Carlos de Queiroz | Assessoria Vereador Xavier

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues