16/03/2020
Mulheres empreendedoras visitam a Câmara de Cuiabá
Câmara Municipal de Cuiabá
Um grupo de mulheres empreendedoras visitou a Câmara Municipal de Cuiabá na manhã desta segunda-feira, dia 16. Elas foram recepcionadas pela equipe da Sala das Mulheres vereadora Maria Nazareh Hahn. O grupo fez um tour pela Casa para conhecer melhor o lugar onde são elaboradas as leis que regem a vida na Capital do estado.

Lideradas pela empreendedora, jornalista e apresentadora de programa televisivo Gisele Almeida, as visitantes falaram das impressões que tiveram durante a visita, inclusive da expressão de surpresa que captaram nas reações das pessoas que se deparavam com aquele grupo mulheres caminhando pelos corredores da Câmara, reflexo da baixa representatividade feminina na política – na legislatura em curso, nenhuma mulher se elegeu vereadora.

Gisele explicou que há cerca de 10 anos reúne um grupo de mais ou menos 20 mulheres que às terças-feiras se encontram para conversas sobre temas de interesse feminino. E a política vem sendo um dos temas debatidos nesses últimos quatro anos. Para ela, as mulheres estão cada vez mais percebendo a necessidade de participar de maneira mais ativa da política e não somente cumprindo a obrigação de votar.

A percepção dessa mudança pode ser detectada nas declarações da maquiadora Patrícia Lopes, veio de Campo Grande-MS há 27. Formada em Recursos Humanos, há 6 anos decidiu empreender em outra atividade e não poderia ter feito escolha melhor, mas a política só agora entra em seu radar.

Já Simone Macedo revelou que sempre nutriu curiosidade pela Câmara, porque quando passava via muitos homens circulando, entrando e saindo do recinto e poucas mulheres, a visita desta manhã fez com que ela descobrisse que a Casa de Leis é um lugar acessível a todos.

A consultora de beleza Carla Moraes Farah se mostrou surpresa com o que viu. Apesar de já conhecer a Câmara não sabia da existência da Sala da Mulher espaço que “amou” porque mostra a valorização que a mulher vem alcançando na sociedade.

Dentre as participantes do grupo, a cabeleireira Alessandra Eregipe e a líder Gisele são as únicas que já tinham vivência política. Gisele é irmã de ex-vereador e ex-deputado estadual. Alessandra por sua vez já trabalhou como assessora na Assembleia Legislativa e seus familiares participam do movimento da associação de moradores no bairro onde residem.

A expectativa do grupo é que as visitas se repitam mais vezes fazendo com mais mulheres despertem para a importância da participação na vida democrática, afinal, elas são a maior parcela da população, conforme observou Gisele Almeida, durante a conversa, que, inclusive demonstrou pretensões em candidatar-se nas próximas eleições.

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá