11/03/2020
Plenário reformado homenageia ex-presidente vereador Paulo Borges

Nesta terça-feira (10), antes do início da Sessão Ordinária, foi descerrada a placa que denomina o Plenário das Deliberações que passa a se chamar Vereador Paulo de Campos Borges.

O evento teve a participação de familiares do homenageado e de vereadores. A placa foi descerrada pelo Presidente da Casa, vereador Misael Galvão (PTB) e pelo filho do homenageado, também chamado Paulo Borges.

Esta homenagem foi uma sugestão do Presidente Misael e, conforme relatado, teve aceitação imediata e unânime tanto pelos membros da Mesa Diretora quanto na votação em Plenário.

Durante o acontecimento, Paulo Borges foi lembrado como uma pessoa de temperamento conciliador e que tratava a todos como filhos, tamanha era a cortesia no trato diário. Ele foi vereador de 1982 até 1996, presidindo a Câmara no biênio 1991/92.

Paulo de Campos Borges nasceu em Acorizal (município a 71,5 km de Cuiabá), no dia 6 de junho de 1940. A fim de prosseguir os estudos mudou-se para a Capital, onde concluiu o ginasial (atual Ensino Médio) no Ginásio Liceu Cuiabano. Em seguida ingressou na Escola Técnica de Comércio formando-se contador, em 1964 entra para a Faculdade de Direito, concluindo o curso em 1968.

Aos 19 anos começa sua carreira profissional na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no cargo de Estafeta, depois de formado assume cargo de Contador dos Correios e paralelamente abre o próprio escritório.

Depois de graduado em Direito, entra para o quadro de advogados da CODEMAT (Companhia de Desenvolvimento de Mato Grosso).

Em 1972 ingressa na Fundação Universidade Federal de Mato Grosso, destacando-se como Coordenador do Departamento de Assistência Estudantil.

Encerra sua carreira profissional no ano de 1992, no cargo de Promotor Federal.

Paulo Borges faleceu aos 75 anos, em 2016, deixando viúva Vanilza Teixeira de Campos Borges, com quem teve três filhos: Carla, Cláudia Gourethe e Paulo Júnior, que também foi vereador por Cuiabá.

O Presidente Misael declarou que com esta medida homenageia uma das pessoas que tem como espelho para sua maneira de fazer política. Misael destacou ainda que a reforma do Plenário faz parte de um conjunto de obras que sua administração vem implementando na Câmara buscando tornar a Casa um lugar mais capacitado para o desempenho dos trabalhos e também para os visitantes.

“O plenário era um lugar insalubre e corria risco de acidentes a qualquer momento. Com as reformas entregamos um plenário modernizado, com ferramentas que vão facilitar o trabalho dos vereadores e dos servidores que trabalham nas sessões”.

Etevaldo de Almeida | Câmara de Cuiabá