09/03/2020
Servidoras são homenageadas pela Câmara de Cuiabá em sessão solene
Câmara Municipal de Cuiabá

Sob inspiração da canção “É preciso saber viver” as servidoras da Câmara Municipal de Cuiabá receberam uma homenagem pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março. O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira (09), no recém inaugurado Auditório Ana Maria do Couto.

A Mesa de Honra foi formada pelos vereadores do Progressistas Vinícius Hugueney e Orivaldo da Farmácia. Além deles, compuseram a mesa a presidente da Sala da Mulher, sra. Adélia Galvão, sra. Eliane de Souza, esposa do vereador Toninho, representando as esposas dos vereadores, e a sra Adevair Beatriz – a guerreira Deva -, servidora da Câmara há 37 anos que, como a mais experiente, representou todas as demais servidoras.

Na solenidade foram entregues 244 Moções de Aplausos às servidoras, uma forma da Mesa Diretora, em nome do grupo de vereadores, homenagear e agradecer ao trabalho desenvolvido por elas na Câmara desta Capital.

O primeiro vice Vinícius lembrou que a população mundial é formada por metade homem e a outra metade é mulher, que pelo dom da vida origina a vida dos homens. Já o vereador Orivaldo, segundo vice, lamentou que em pleno ano de 2020, a mulher tenha que lutar pelo óbvio, a garantia do direito de ocupar espaços de poder no meio social.

A representante das esposas dos vereadores, Eliane abordou a tripla jornada a que as mulheres são submetidas como “os pilares do lar”. Ela destacou a força que mulher possui e ainda falou sobre a expectativa de mais realizações com as ações da Sala da Mulher, outro espaço recém inaugurado na gestão Misael Galvão.

Para realizar a homenagem a Mesa Diretora justifica que “a participação das mulheres em cargos públicos é uma conquista para as mulheres de todo o mundo, sobretudo se considerada a histórica exclusão a que são submetidas nas esferas da vida política e nos espaços de tomada de decisão”

E prossegue mostrando que “no Brasil, somente em 1842 uma mulher, Joana França Stockmeyer, foi admitida em cargo público na Imprensa Nacional, e apenas em 1934, a Assembléia Consitituinte garantiu o princípio de igualdade entre os sexos ao regulamentar o trabalho feminino e a equiparação salarial, de modo que a conquista de direitos só foi consolidada de fato em pleno século XX”.

O documento salienta que “atualmente, 55% dos cargos públicos no Brasil são ocupados por mulheres, segundo o IBGE”, mas apesar desse percentual, os desafios ao sexo feminino podem ser medidos pela observação de que nesta legislatura nenhuma mulher alcançou votação para ocupar cadeira no Parlamento Municipal.

Assim, a Sessão Solene foi proposta “como forma de reconhecimento e valorização das servidoras da Câmara Municipal, e uma homenagem à presença, atuação e contribuição para com os trabalhos desta Casa Legislativa”.

Etevaldo de Almeida - Câmara Municipal de Cuiabá