Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
04/02/2020
Misael Galvão afirma que processo licitatório do Contorno Leste está em fase conclusiva
Câmara Municipal de Cuiabá
17 km de avenida será um marco na história de Cuiabá e desafogará trânsito da região

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PTB), não esconde a sua empolgação quando o assunto é o início das obras do Contorno Leste. Na próxima semana, o processo licitatório que irá garantir o início da construção da nova avenida, entrará na fase de abertura das propostas de preços. 

Esta é uma luta antiga do parlamentar, que teve início no ano de 2003, quando foi eleito presidente do bairro Doutor Fábio pela primeira vez. Naquela ocasião, o então líder comunitário defendia a construção de uma via que ligasse o Doutro Fábio ao São João Del Rey, na região do Coxipó.
 
No ano de 2011, Misael assumiu uma cadeira na Câmara Municipal de Cuiabá e conseguiu chamar a atenção das autoridades municipais através da indicação nº 016/2011. No documento, aprovada em sessão plenária, o vereador solicitava ao Executivo Municipal que analisasse a viabilidade técnica e financeira da obra. 

Já no primeiro ano de seu atual mandato, o parlamentar convocou uma audiência pública com todos representantes comunitários, secretários e população para tratar do assunto. O debate foi realizado em outubro de 2017, no Centro Comunitário do bairro Jardim Fortaleza.

A ideia inicial continuava sendo a construção de uma via entre os bairros Dr. Fábio e São João Del Rey. Contudo, da reunião entre vereadores, líderes e prefeito nasceu então a avenida denominada Contorno Leste, que irá sair da Avenida Fernando Correa da Costa, passando pela Estrada do Moinho, Avenida das Torres até chegar à avenida Emanuel Pinheiro estrada de Chapada dos Guimarães. 

Atualmente, no exercício do cargo de presidente do Legislativo Cuiabano, o parlamentar participou ativamente da tramitação da peça orçamentária do município deste ano, que finalmente alocou recursos suficientes para consolidar esta importante conquista. 

“Hoje esse sonho, é o sonho de milhares de pessoas, está perto de ser concretizado e irá fomentar e vai valorizar toda região”, comentou Galvão. 

A via projetada vem sendo considerada um dos investimentos em obras públicas mais importantes dos últimos tempos, tendo em vista que as ruas e avenidas de Cuiabá não suportam plenamente o fluxo de veículos que trafegam por elas, sendo necessária ainda a criação de novas rotas alternativas. 

“O Contorno Leste vai contribuir com a mobilidade urbana da Capital, além de valorizar as áreas localizadas em torno de seu perímetro trazendo agilidade aos moradores de 39 bairros”, afirma Misael.

Com uma extensão de 17,35 km, a implantação da nova via pública visa atender as três regiões mais populosas da Capital: Leste, Sul e Norte, beneficiando aproximadamente 421 mil habitantes de 39 bairros.

A operação de crédito será feita junto a Caixa Econômica Federal por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), na modalidade Apoio Financeiro Destinado à Aplicação em Despesa de Capital.

Após ser questionada pelo presidente Misael Galvão, a Prefeitura de Cuiabá informou que na próxima semana o processo licitatório entrará na fase de abertura das propostas de preços. Atualmente, 17 empresas foram classificadas para participar desta fase do certame. 

Depois de decorrido o prazo para interposição de eventuais recursos, aquela que apresentou o menor preço será considerada vencedora. Caso não haja nenhum contratempo, é provável que o processo licitatório seja concluído na segunda quinzena de fevereiro. Posteriormente, será assinado o contrato e subsequentemente, a ordem de serviço.

Jean Estevan | Câmara Municipal de Cuiabá


Fotos Relacionadas

Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.