Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
22/01/2020
Políticas de apoio as pessoas com doença celíaca já é lei em Cuiabá
A importância da conscientização sobre a doença celíaca em crianças, adolescentes e adultos já entrou em debate na Câmara Municipal de Cuiabá, através do Projeto de Lei nº 6.230, de autoria do vereador Luís Claudio ( Progressistas) . A lei aprovada, instituída a Política de Apoio aos portadores de Doença Celíaca no Município de Cuiabá. 

Para garantir a efetiva implantação do Programa de que trata esta Lei, fica assegurado o acesso gratuito à realização de exames específicos para diagnosticar a Doença Celíaca, mediante prescrição médica. 

Outra parte do projeto aponta a obrigatoriedade na distribuição de cartilhas e folhetos explicativos que deverão ser disponibilizados nos postos de saúde, nas escolas, creches e nas instituições públicas de todo município de Cuiabá. 

‘A lei tem por finalidade criar uma rede de proteção em especial as crianças celíacas, para que elas não sejam descriminadas e até mesmo excluídas dos meios sociais’, explica o autor. 


O que é Doença celíaca ?
A doença celíaca é causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados. Os principais sintomas da condição são dor abdominal e diarréia.

A doença celíaca é uma condição crônica, autoimune, que afeta o intestino delgado de adultos e crianças geneticamente predispostos. A doença causa atrofia da mucosa do intestino, causando prejuízo na absorção dos nutrientes, sais minerais e água.

Elizângela Tenório | Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
17/04 - Presidente Chico 2000 reconhece trabalho da PM e homenageia 38 comandantes
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.