30/12/2019
Câmara viabiliza construção de novo cemitério e crematório na região da grande CPA
Câmara Municipal de Cuiabá
A fim de facilitar o atendimento e dar mais agilidade aos serviços funerários, será implantado no município um novo cemitério e crematório na região Norte da Capital.

A medida atende a um requerimento do vereador Juca do Guaraná Filho (Avante), que há tempos luta por melhorias neste setor. A mensagem, de autoria do Executivo Municipal, foi aprovada por unanimidade do Parlamento Municipal na última sexta-feira, dia 27.

Na prática, a matéria refere-se à alteração de duas legislações vigentes no município. Trata-se da Lei nº 2.539/1985 e da Lei nº 5.296/2010.

Além do cemitério e crematório, a proposta ainda prevê a construção de uma sala de recepção, duas salas para realização de velórios, uma espaço de estar entre as salas de velório, dois banheiros, e estacionamento.

“Essa é uma luta antiga, que irá dar mais agilidade aos serviços, principalmente aos moradores da grande CPA, que precisam se locomover para outras regiões distantes, muitas vezes com dificuldades, para poder velar e sepultar um parente ou um ente querido em um momento de dor. Além disso, oferece mais um espaço para a população”, pontuou Juca.

O projeto ainda contou com uma emenda do vereador Ricardo Saad (PSDB). A alteração proposta foi com relação à concorrência pública que será realizada pela Prefeitura de Cuiabá para contratação de uma empresa que irá administrar a unidade.

A emenda foi no sentido de garantir a livre concorrência, não restringindo a participação de nenhuma empresa. Ela também foi aprovada por unanimidade do Legislativo Cuiabano.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá