18/12/2019
Diego Guimarães homenageia representantes de Câmara que debate políticas públicas para PCDs
Assessoria de Imprensa

O vereador Diego Guimarães (Progressistas) concedeu monção de aplausos para os representantes da Câmara Setorial Temática (CST), que debate políticas públicas para a Inclusão Efetiva das Pessoas com Deficiência (PCD) em Mato Grosso.
A honraria foi entregue para os participantes da CST nesta segunda-feira (16.12), durante a última reunião da Câmara em 2019, na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT).

Criada neste ano pela Assembleia do Estado de Mato Grosso, a CST conta com professores universitários, pesquisadores, profissionais da saúde e educação, além de membros de órgãos e mecanismo de controle para discutir políticas públicas em prol dos portadores de necessidades especiais nas principais áreas fundamenteis, Saúde, Transporte e Educação.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 10% da população possui algum tipo de deficiência (visual, auditiva, física, mental ou intelectual). Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no Brasil o número é ainda maior, aproximadamente 45 milhões de pessoas, o equivalente a 23,9% da nossa população.

Para o vereador Diego Guimarães apesar dos números, o debate sobre políticas públicas para PCDs ainda está engatinhando em nosso Estado e por isso iniciativas como a criação da CST devem ser louvadas.

“Há 4 ou 5 anos, pouco se falava sobre os PCDs em geral além de diversos segmentos como o próprio autismo, que nós temos acompanhado tão de perto durante esses últimos dois anos. Conforme a evolução da nossa sociedade e da nossa democracia, a população clama por novas necessidades e cabe a nós, do poder público e sociedade organizada apontar meios para que essas necessidades sejam sanadas”.

De acordo com Gabriel Aguiar, um dos representantes homenageados, a importância da moção de aplausos é o incentivo e o reconhecimento pelo trabalho prestado. “Quando muitos fecham os olhos, é importante ter representantes políticos que estão de fato ouvindo e dando voz a categorias que os outros geralmente só usam para ficar bem na foto”.

O vereador Diego Guimarães ainda aproveitou a ocasião para relembrar que no inicio do mês foi celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro). Data que foi escolhida durante a 37ª Sessão Plenária Especial sobre Deficiência da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, realizada em 1992.

A data coincide com o dia da adoção do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência pela Assembléia Geral da ONU, em 1982. A data foi estipulada para que todos os países da ONU pudessem criar campanhas e refletir sobre o tema, gerando conscientização, compromisso e ações que transformem a situação dos PCDs no mundo.

Assessoria Vereador Diego Guimarães

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues