07/07/2009
Adevair apresenta projeto inédito para transporte coletivo
Luiz Alves
O vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá, vereador Adevair Cabral (PDT), usou o grande expediente da sessão desta terça (7) para explanar o projeto de lei de sua autoria que, segundo ele, é inédito e deve solucionar um dos problemas do transporte coletivo na Capital. O parlamentar propôs que a tarifa de ônibus seja estabelecida de acordo com a distância a ser percorrida pelo usuário. “Se a pessoa vai fazer um trajeto de apenas um quilômetro, ela deve pagar o equivalente a um real”.

Adevair ressaltou que o valor máximo a ser cobrado pelos trajetos de maior distância continua sendo a atual tarifa de R$ 2,05. “A intenção é solucionar o problema diminuindo o gasto que a população tem com a tarifa, sem diminuir o atual valor” disse. Ele afirmou ainda que o controle será feito através do cartão de vale transporte. O usuário que não possuir o cartão terá que pagar o valor total da passagem.

Turismo

Outro projeto apresentado pelo pedetista está relacionado ao turismo. A proposta prevê a cobrança de R$ 1,50/dia (percentual perante o salário mínimo) pela hospedagem em hotéis. A taxa se restringe apenas ao apartamento e não a quantidade de pessoas que o ocuparão. De acordo com o vereador o recurso será investido no turismo da Capital, uma vez que Cuiabá espera uma grande quantidade de turistas para a Copa do Mundo 2014, “a taxa é para atender o próprio turista que nos vista”, ressaltou Adevair.

Julia Munhoz