09/12/2019
"Casa dos Horrores" é lembrança ruim, mas já passou", diz Dr. Xavier
Câmara Municipal de Cuiabá
A reconstrução positiva da imagem do Parlamento cuiabano é gradual e se deve ao trabalho empenhado da atual Mesa Diretora e dos demais vereadores, avalia o parlamentar

A denominação depreciativa de "Casa dos Horrores" que a Câmara Municipal de Cuiabá detinha até há pouco tempo praticamente não existe mais, afirmou hoje (9) o vereador Dr. Xavier. "Tornou-se uma lembrança ruim, desagradável, atualmente no rótulo do esquecimento comunitário". Isso se deve, na sua avaliação, à recomposição geral disciplinar imposta de forma espontânea no recinto parlamentar pela atual Mesa Diretora, sob a presidência de Misael Galvão. "Essas mudanças foram sutis e realmente eficientes, com discussão profícua de ideias e avanços de abrangência coletiva, em prol da população. Prevalece agora, no contexto geral, um entendimento maior, fran queado ao diálogo democrático. E a tendência é de que tal postura se situe preliminarmente no lugar de discussões acirradas e não produtivas. Normativa que tende a se sobrepôr naturalmente a desavenças inúteis de um passado recente. Estamos, por conseguinte, 100% firmes para emoldurar o equilíbrio político que toda instituição precisa para cumprir a contento o seu trabalho".

Independente de siglas partidárias e de posições, Dr. Xavier enalteceu o desempenho esforçado de cada vereador para levar a efeito projetos de leis que resultem em benefícios gerais ao município e a seus habitantes. "Cada um de nós tem cumprido seu papel com a máxima seriedade. É uma somatória interessante: temos, individualmente, alguns conceitos traçados sobre como agir em determinada situação. Mas também abraçamos o pensamento altruísta da Mesa Diretora ao desvanecer rusgas e arregimentar forças políticas que efetivamente impliquem na construção de dividendos sociais. Isso veio solidificar a nova imagem da Câmara, trazendo novo alento aos seus integrantes".

Na opinião do vereador Dr. Xavier, o alcance dessa empreitada vitoriosa - de resgate da credibilidade do Legislativo Municipal - tem relação intrínseca com o empenho pessoal do presidente da Casa de Leis, Misael Galvão, colega vereador que considera visionário. "Misael conseguiu a proeza de aglutinar forças extras no âmbito político, de caráter resolutivo. Acredito que ainda teremos outras boas novidades no transcurso da atual gestão da Mesa Diretora".

Procedente de origem humilde, da área rural {era plantador de banana}, Dr. Xavier entende que a labuta no campo é sempre "um bom ensinamento" para quem quer entender como o mundo interage à sua volta. E exemplificou que o desempenho de atividades corriqueiras, consideradas comuns e inexpressivas no cotidiano, pode se tornar a grande universidade da vida. "Cito como exemplo a desenvoltura de Misael Galvão à frente da presidência do Parlamento: até há alguns anos atrás, ele comercializava produtos nas ruas de Cuiabá, na função de camelô. Dali, saiu para presidir o Shopping dos Camelôs, referência logística e de modernidade funcional em todo o Centro Oeste, por meio do seu trabalho. Do shopping, já aportou diretamente na Câmara e, na sequência, na presidência do Legislativo".

Para 2020, o vereador Dr. Xavier preconiza que "este será um período de muito trabalho", com (re)cobrança de projetos e obras que se encontram ainda inconclusos pela administração pública. "O vereador apenas legisla, fiscaliza, cobra a edificação de empreendimentos e serviços. Não é executor de nada, conforme muitos imaginam. Mas também precisamos entender que o Poder Público se defronta com vários entraves para levar avante alguma obra: falta de recursos habilitados e normativas impeditivas de toda espécie, que podem incidir em improbidade administrativa e outros campos vetados pelo TCU, TCE, MP, etc. Administrar não é fácil, entendemos. E idêntica fiscalização se aplica à Câmara, que tem atuado sob o crivo fiscalizatório dessas instituições, cumprindo todas as exigências legais".
O vereador Dr. Xavier ainda aproveitou para desejar um FELIZ NATAL a todos os cuiabanos, mato-grossenses e brasileiros, em geral. “Estamos no rumo certo para tornar esse país um lugar bem melhor de se viver. Contudo, é preciso acreditar que isto se tornará algo palpável. Afinal, depende de cada um de nós fazer a sua parte”.

João Carlos de Queiroz | Assessoria Vereador Xavier

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues