04/12/2019
Empresária do setor pede apoio dos vereadores para ampliar o debate sobre taxação
Câmara Municipal de Cuiabá
Esteve na Tribuna Livre da Câmara de Cuiabá, a advogada e representante da Empresa Projeta Ambiental e Solar Roberta Deon. A convite do vereador Abilio Junior, ela falou, nessa quinta-feira (28/11), sobre as questões acerca da taxação da energia solar, bem como a importância de os parlamentares promoverem audiências públicas para ampliar o debate sobre o assunto.

“A nossa maior preocupação é em relação ao impacto que o consumidor tem ano a ano com o  aumento constante do valor da sua conta de energia. Além disso, a existência dessa possibilidade de Aneel taxar a energia solar, inviabilizando futuros investimentos no setor, que já criou milhares de novos empregos e novas empresas, sem falar nos investimentos de empresas internacionais no Brasil”, disse Roberta.

A advogada elencou alguns dos pontos considerados positivos por representantes do setor como: a possibilidade de o consumidor gerar a sua própria energia, economizando até 95% na sua conta de energia mensal geração de novas empresas e empregos na área da engenharia, bem como instalações de novos setores de empregos para projetos e instalação, venda e revenda de materiais elétricos.

“Por isso a importância de a Câmara de Cuiabá discutir o assunto, pois aqui os vereadores representam a opinião popular e empresarial. Além disso, penso que os parlamentares podem promover a ampla discussão”, falou a empresária.
Ao final da fala, o vereador Abilio reforçou o pedido de apoio junto aos demais parlamentares, e se comprometeu em buscar apoio junto as demais autoridades legislativas estaduais e federais. “É um assunto muito relevante, principalmente em razão da capacidade de geração de energia que nosso Estado possui, em especial Cuiabá. A gente vai estar buscando apoio junto à Assembleia do Estado e também com nossos aliados federais como Nelson Barbudo, Selma Arruda e Medeiros”, disse Abilio.

Nesse mesmo sentido, a empresária Roberta enfatizou que a Aneel vem realizando diversas audiências públicas, em vários estados brasileiros. “Por isso acho importante haver a realização de audiência pública da Aneel aqui em Cuiabá, para discutir com os cidadãos e profissionais da área, levando as suas colaborações técnicas e opiniões”, completou.

Dana Campos | Assessoria Vereador Abílioo Junior

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues