27/11/2019
Comissão de Ética protocola notícia-crime no Gaeco
Câmara Municipal de Cuiabá
A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Cuiabá protocolou na manhã desta quarta-feira, dia 27, uma notícia-crime junto ao Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco).

A medida é reflexa de uma oitiva realizada na tarde desta terça-feira (27), no âmbito do processo que apura possível quebra de decoro parlamentar por parte do vereador Abílio Junior, o qual está tramitando no Legislativo Cuiabano.

Conforme o vereador Toninho de Souza (PSDB), presidente da Comissão,  depoente trouxe fatos graves, os quais não tem ligação alguma com a investigação que esta em curso no Parlamento Municipal.

Por conta disso, o parlamentar e os demais membros do grupo, os vereadores Ricardo Saad (PSDB) e Vinicyus Hugueney (PP), optaram por levar tal informação ao Gaeco.

“Nós recebemos nesta terça, dia 26, em uma oitiva da Comissão de ética uma depoente que trouxe acusações graves. Ao tomar conhecimento disso, fizemos o nosso papel de tomar o depoimento, mas diante da gravidade da denúncia feita por ela, nós tomamos a atitude, em Comissão, de tirar uma cópia da íntegra das oitivas e protocolar no Gaeco pedindo investigação. Como o que ela colocou não diz respeito a nossa comissão, nos estamos encaminhamos a quem é devido. Estamos fazendo o nosso dever de um agente publico de pedir providências, quando toma conhecimento de uma informação grave”, explicou Toninho.

Vale ressaltar, entretanto, que, no início da investigação de possível quebra de decoro por parte do vereador Abílio, a Comissão definiu em ata, que todo o processo correria sob sigilo, sob pena de prejudicar o andamento do caso.

Diante disso, os membros do grupo não puderam externar o teor da denúncia feita pela depoente. “Nós temos uma normativa interna da Comissão no caso desta investigação que nos reserva o direito de não falar sobre o conteúdo, sob pena de prejudicar o processo que esta em andamento. Então, não podemos falar sobre o conteúdo que ela relatou, mas podemos dizer que são acusações graves e que nos estamos tomando as providencias devidas cabíveis”, completou o social democrata.

O processo que tramita no Legislativo contra o vereador Abílio é fruto de uma representação feita pelo ex-vereador Oseas Machado. A investigação vem sendo conduzida pela Comissão de Ética que, atualmente, encontra-se na fase de oitivas.
Nesta segunda e terça-feira, dias 25 e 26, foram colhidos os depoimentos das testemunhas de acusação. Já nesta quarta e quinta-feira, dias 27 e 28, os membros do grupo ouvirão as testemunhas de defesa.

Após isso, caberá ao vereador Ricardo Saad, relator do processo, elaborar o relatório final das investigações.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues