14/11/2019
Comissão questiona Secretária sobre obra do Barracão do Produtor
Câmara Municipal de Cuiabá
Após fiscalizar diversas obras paralisadas, a Comissão de Trabalho, Administração, Serviços e Obras Públicas da Câmara Municipal de Cuiabá, presidida pelo vereador Wilson Kero-kero (PSL), realizou na manhã desta quarta-feira (14), uma reunião com a Secretária Municipal de Agricultura Débora Marques,

A comissão questionou a Secretária sobre o andamento da obra do Barracão do Produtor, que foi lançada em 21 de fevereiro deste ano, prevendo beneficiar cerca de 300 produtores rurais da Central de Abastecimento de Cuiabá (CAC), mas segundo Kero-kero, “só tem os tapumes”, até agora.

O vereador Abílio Júnior (PSC), que é arquiteto, estranhou a demora tendo em vista tratar-se de construção simples, pois não requer a construção de paredes é, basicamente, estrutura metálica para sustentação do teto e piso.

Abílio, de posse de um requerimento enviado, via ofício, pela Comissão à Secretaria, cobrou documentos que comprovariam medições de obra realizada até agora e respectivos pagamentos.

A Secretária não apresentou os documentos, mas justificou que a obra está em via de ser retomada porque o principal entrave, a liberação da primeira parcela do pagamento, já está sancionado.

O Barracão do Produtor está orçado em R$ 1,7 mi. O recurso para a concretização do projeto foi viabilizado pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), quando o Ministro era o ex-senador Blairo Maggi e o ex-deputado Neri Geller, respondia pela Secretaria de Políticas Agrícolas do Mapa.

Com esse atraso, o vereador Abílio, explicou que o valor final da obra já está alterado, devido à inflação do período “que os índices da construção civil apontam mais de 8% no período”.

Kero-kero finalizou mostrando que esse dado não só justifica a importância do trabalho que a CTASOP vem realizando, como as explicações da Secretária demonstra que o trabalho vem dando resultado, pois uma nova ordem de serviço já foi assinada para a retomada dos trabalhos, conforme explicou Débora Marques.

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá