06/11/2019
Escola Legislativa da Câmara promove palestra sobre educação financeira
Câmara Municipal de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá promoveu na manhã desta quara-feira (06) uma palestra sobre educação financeira. A medida é fruto de uma parceria entre o Parlamento Municipal, por meio da Escola Legislativa, com o Banco Sicoob.

A palestra foi ministrada pela Psicanalista e Terapeuta Financeira Karlla Hillesheim. Para ela, educação financeira vai muito além de simplesmente aprender a utilizar o dinheiro, mas abrange um esforço maior no sentido de repensar nosso comportamento no ato de buscar satisfazer nossas necessidades. “Quando falo de educação financeira, estou me referindo a repensar aquilo que nos é ensinado desde a infância e que se torna um comportamento – algo que fica comum no nosso dia-a-dia”, explicou.

Nesse sentido, a educação financeira se propõe a “conscientizar as pessoas a buscarem desenvolver hábitos conscientes de consumo, para que consigam administrar o dinheiro de forma correta”. Ela considera que, em regra, as pessoas reproduzem o comportamento que aprendem com os pais “e na maioria das vezes, esses ensinamentos não são corretos, porque nós só aprendemos que o dinheiro só serve para gastar”, observa Karlla.

Para mudar essa visão herdada, “é como aprender a contar, é como aprender o alfabeto outra vez, do a ao z”. E isso, ela ressalta, só pode ser conseguido a partir do momento em que estivermos dispostos a “entender realmente quem nós somos, economicamente falando”. “Qual é nossa realidade, quais nossos gatilhos (impulsos) mentais. O que devo aprender para deixar de repetir” os comportamentos que não foram os melhores durante nossa vida.

O fundamental para alcançar essa proeza é “entender que tudo na vida depende de nossas escolhas”, destacou a palestrante. Ela entende que o brasileiro está colhendo o resultado das suas escolhas, porque pensava apenas no presente, mas percebemos que foi uma atitude ruim, “porém agora estamos caminhando para um futuro próspero”.

Em comparação com países como Estados Unidos e Canadá, o Brasil está muito atrasado, no que tange à educação financeira também, pois eles já trabalham essa questão há pelo menos 30 anos, mas o brasileiro caminha para recuperar o tempo perdido. A partir do próximo ano a educação financeira já deve ser incluída na base nacional curricular. “Enfim, acordamos para isso, e sem dúvida o futuro vai ser melhor do foi o passado”, considera Karlla.

O responsável pela Escola Legislativa Danilo Monlevade frisou que até pela proximidade das festas de final de ano, em que as pessoas costumam dar presentes, o tema educação financeira se mostrou relevante. “Pensar os gastos vai ajudar para que o presente tenha um gosto amargo, comprometendo o orçamento das pessoas”, destacou.

Neste ano a Escola Legislativa já realizou mais de 10 eventos – entre palestras e cursos -, atendendo sugestões dos servidores, visando levar mais informação sobre temas importantes para o dia a dia das pessoas.

O próximo evento deverá ser um seminário sobre as mudanças nas eleições. Danilo está em contato com a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – e com a UFMT.

Para contatos com a escola – fone: 3617-1569 – email: escolalegislativa@camaracuiaba.mt.gov.br

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá

19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues