04/11/2019
Psicólogas dão curso sobre aspectos importantes do desenvolvimento infantil
Câmara Municipal de Cuiabá
As psicólogas Bruna Tondin e Janaíne Silvestre realizaram o curso Ser Criança: aspectos essenciais para o desenvolvimento, a convite da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Cuiabá, que escolheu o tema a partir de sugestões dos servidores. O evento ocorreu na manhã de sexta-feira (01), a partir das 9h, no Espaço Ecumênico da Casa.

As psicólogas mostraram que é durante a infância, fase da vida que vai do nascimento aos 12 anos, que o ser humano desenvolve habilidades cognitivas (mecanismos operados pelo cérebro relacionados aos processos de aprendizagem e memorização) e sócio-afetivas (aspecto relativo aos sentimentos e às emoções do indivíduo), fatores que influenciam na formação da personalidade e, conseqüentemente, nas respostas que serão dadas aos estímulos recebidos pela interação social na idade adulta.

Elas destacaram que nos dias de hoje as crianças apresentam um processo de adoecimento. “As crianças aparecem com um quadro de depressão e ansiedade. Uma das hipóteses para isso é perda da infância, perda de aspectos fundamentais do desenvolvimento infantil. Muito dessa perda tem a ver com a falta de contato afetivo entre pais e filhos”, ressaltou Janaíne.
É com esse contato que os pais conseguem perceber como a criança está se desenvolvendo, em suas habilidades motoras – como pegam objetos, como rolam ou engatinham e etc. Essa movimentação obedece a determinadas faixas etárias. A percepção desses movimentos pela criança pode ser um passo decisivo quanto às medidas a serem adotadas.

Segundo Janaíne, “é importante diferenciar as etapas do desenvolvimento. É comum pais questionarem sobre o que necessário para o desenvolvimento. Muitos dizem nunca terem percebido o atraso do filho”.

O curso foi pensado para trazer essas informações a um público maior, para não ficar restrito a quem procura o consultório psicológico. As psicólogas mostraram que quanto mais cedo buscar ajuda, maiores são as chances de encontrar meios de recuperação, através de estimulação adequada.

No passado as vovós orientavam os papais jovens quanto a esses aspectos, mas atualmente as famílias já não desfrutam de tanto tempo juntas, então os casais, quando não apenas as mães, dispõem somente da própria observação para avaliar o desenvolvimento da criança.

Para adquirir melhor compreensão dessa fase da vida, é importante buscar orientação nos postos de saúde, ouvir as cuidadoras das creches ou recorrer à internet, onde existem bastante material disponível, inclusive no site do Ministério da Saúde.

Etevaldo de Almeida | Câmara Municipal de Cuiabá