Acessibilidade
Início

NOTÍCIAS
17/10/2019
Projeto cria Dia Municipal de Combate e Prevenção da Microcefalia
Câmara Municipal de Cuiabá
Esta tramitando na Câmara Municipal de Cuiabá um projeto de lei de autoria do vereador Lilo Pinheiro (PDT) que institui o dia 29 de abril como Dia Municipal de Combate e Prevenção da Microcefalia. A proposta já passou pelo crivo das Comissões Permanentes do Parlamento Municipal, e foi aprovado pelo plenário em primeira votação na sessão plenária desta quinta-feira, dia 17.

“O nosso objetivo e conscientizar a população e os profissionais de saúde sobre esta má formação, bem como a disseminar o conhecimento específico sobre este assunto, tratando de vacinação contra as doenças que a causam, e estímulos ao acompanhamento pré-natal rigoroso”, explicou o parlamentar.

A microcefalia ocorre quando a criança nasce com o crânio bem menor que o normal. Em geral, nesses casos, a cabeça da criança mede 32 centímetros ou menos.

As causas da microcefalia são, em grande parte, por infecções adquiridas pela mãe, especialmente no primeiro trimestre da gravidez, considerado o período de maior risco. Outro causador  que, inclusive motivou o Ministério da Saúde a declarar estado de emergência, foi a proliferação do Zica Virus, transmitido a partir do mesmo mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegipt.

Kamila Arruda | Câmara Municipal de Cuiabá



Imprimir Voltar Compartilhar:   Share




+ Notícias
19/04 - Dídimo celebra Dia do Radioamador com abertura de espaço na Tribuna Livre
19/04 - Kits da 1ª Corrida de Rua Família Popular começam a ser entregues
SESSÃO AO VIVO
INFORMES

Brasão de Cuiabá
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT - CEP 78020-010 - Fone:(65) 3617-1500
secom@camaracuiaba.mt.gov.br - Desenvolvimento: STIT - Todos os direitos reservados © 2023
O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira das 7:30hs às 18:00hs.