01/10/2019
A convite de Misael Galvão, CORE-MT faz pronunciamento na Tribuna Livre
O Presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PSB) convidou para usar a Tribuna Livre, na Sessão Ordinária desta terça-feira (01/10) o Diretor Presidente do CORE-MT (Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Estado de Mato Grosso), José Pereira Filho, para fazer um pronunciamento em homenagem ao Dia do Representante Comercial, comemorado em 01 de outubro.

A data foi instituída no Brasil pela Lei Federal nº 4.886/1965, na presidência de Castelo Branco, sofrendo complementação pela Lei nº 8.420/1992, no governo Fernando Collor de Melo. Antes disso, em 1935, em evento realizado na cidade de Buenos Aires, havia sido instituída como o dia Pan-americano da categoria.

Além de discorrer sobre a importância da profissão para o fomento e atualização do comércio, Pereira disse que o CORE-MT conta com 18 mil associados, mas estão abertas pelo menos 800 vagas para representantes comerciais. Para ele “não é fácil ser representante comercial, além da vontade é preciso ter carisma”.

Ele disse também que a categoria vem lutando para que a Secretaria de Fazenda tenha melhor compreensão sobre a rotina do representante comercial. “A Fazenda cobra imposto sobre o mostruário do representante, mas essa peça é ferramenta de trabalho, como é que se vai vender mercadoria manuseada?”, questionou.

O Presidente do CORE-MT cobrou ainda a supressão do ICMS sobre o veículo usado pelo representante comercial, tal qual acontece com diversas outras categorias que utilizam automóveis para desempenhar o trabalho diário.

O Presidente Misael, autor do convite, disse que é com muita honra que abre espaço para esse pronunciamento, pois sabe do grande trabalho que o CORE-MT desenvolve em prol da categoria, e da importância da profissão na geração de emprego e no sustento de inúmeras famílias em Cuiabá e no estado.

Câmara Municipal de Cuiabá – Etevaldo de Almeida